Muito cuidado!
Hoje (01) pela manhã eu fui fazer um lanche em uma das lanchonetes da cidade e ao terminar eu pedi água e lembrei-me de olhar se a água que era servida para beber era filtrada ou não, porque eu não tinha visto o filtro. De forma curiosa eu perguntei se a água servida para as pessoas beberem era filtrada ou não, foi aí que eu tomei um susto, quando um dos atendentes da mesma disse que não. É essa mesma água que é feita os sucos que também são servidos aos clientes sem nenhuma segurança e controle de qualidade da mesma.
Eu aumentei ainda mais a minha curiosidade e procurei olhar o local e os utensílios que são usados para a fabricação de outros alimentos, como: Salgados, bolos, caldo, etc. e pude constatar que não atende as exigências necessárias da Vigilância Sanitária.
Em algumas cozinhas de restaurantes, falta o azulejamento nas paredes, indispensável para manter e facilitar a higienização do ambiente, os utensílios domésticos usados no cozimento dos alimentos, se percebe que não há mais a mínima condição de uso, a gordura usada na fritura da carne, sofre reaquecimento por várias vezes, o que é prejudicial a saúde, as pessoas que manipulam os alimentos as vezes estão vestidas de forma inadequadas, sem o uso do avental, gorno, a limpeza das mãos não é feita de forma constante, etc. Por essa razão temos que procurar o máximo observar o que estamos comendo e como são processados esses alimentos, porque ao invés de estarmos nos alimentando para saciar a fome, poderemos está nos expondo seriamente a riscos de infecções intestinais provocados por ingerir algum tipo de alimento contaminado, devido à falta desses cuidados essenciais.
Outra situação flagrada em alguns comércios, são alguns tipos de produtos, geralmente são enlatados, com sua validade vencida e ainda a disposição dos clientes nas prateleiras, e quando questionados a respeito falam que não observaram ou esqueceram-se de retirar, o que para mim é muito duvidoso. Um produto enlatado, por exemplo, com sua validade vencida poderá levar uma pessoa a óbito no caso de uma criança ou uma pessoa idosa.
No meio da Avenida principal de Pedro II, se comercializa peixe, um tipo de carne que por um descuido de nada poderá se estragar, isso porque fica exposta ao sol, poeira, defumada com os canos de descargas dos carros que passam por ali, sem falar também nos peixes secos que também são vendidos no passeio da Avenida, que além de tudo isso que eu citei, a quantidade de moscas que ficam pousadas é inacreditável.
A Secretaria Municipal de Saúde de Pedro II através do Conselho Municipal de Saúde, já está se mobilizando com o objetivo de fazer essa fiscalização de forma ativa e intensiva.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.