Três palestras abriram nesta quinta-feira (10) o XXV Seminário de Controladores Sociais e Ouvidoria Itinerante que está sendo realizado em Pedro II. O evento é promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE), através da Escola de Gestão e Controle (EGC).
O Seminário que acontece no auditório do Campus do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (IFPI) foi aberto pelo vice-presidente do TCE, conselheiro Olavo Rebelo. "O TCE está levando ao interior suas ações e mantendo contato com a população, afim de buscar parcerias, despertando nas pessoas o espírito de cidadania, pela busca de seus direitos", disse.
Segundo o conselheiro, o TCE é um órgão fiscalizador, mas também orienta os gestores a corrigirem eventuais falhas nas administrações. "Ao tempo em que fiscalizamos, orientamos os gestores a corrigirem possíveis falhas. E com esses seminários estamos nos aproximando da população, ouvindo sugestões, críticas e firmando boas parcerias com os controladores sociais", comenta Rebelo.
A prefeita Neuma Café deu as boas vindas aos presentes e elogiou a iniciativa do Tribunal. "Que sejam todos bem-vindos. É uma parceria muito produtiva. A vinda do TCE ao interior do estado possibilita à gestão pública a proceder, cada vez mais, corretamente com a coisa pública e incentiva a população a fiscalizar e cobrar dos poderes constituídos", disse.
O conselheiro substituto do TCE Jailson Campelo abriu a série de palestras com o tema "Conhecendo o Tribunal de Contas"; José Inaldo de Oliveira e Silva, que é auditor fiscal de controle externo, proferiu a palestra " Principais Falhas em Prestações de Contas"; a auditora de controle externo Kassandra Saraiva de Lima fechou a série com a palestra "Auditoria Operacional".
O Seminário segue até sábado (12) com diversas outras palestras, ciclos de debates e minicursos, com os temas: Sagres, Regime Próprio de Previdência Social; Controle na Contratação; Execução de Obras Públicas; Licitações e Contratos; Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), dentre outros.
Fonte: Secretaria de Comunicação
Fotos: Ednardo Pinto
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.