Em Teresina, de setembro a dezembro é o período conhecido como B-R-O-BRÓ, onde são registradas altas temperaturas. Já no litoral do Piauí esta época do ano é marcada por ventos fortes, capazes de derrubar árvores antigas e até um torre de transmissão de sinal de televisão.
A torre que caiu é responsável por distribuir o sinal de TV no município de Luís Correia. Já em Parnaíba, o fenômeno natural atinge costumeiramente as árvores antigas. Na madrugada de quinta-feira (01/10), por exemplo, uma árvore enorme veio abaixo no bairro São Francisco da Guarita, assustando os moradores.
"Eu trabalho nessa praça a mais de trinta anos e nunca tinha visto uma árvore cair. Este ano os ventos estão muito fortes e isso está deixando a gente com medo", afirmou o taxista Eduardo Acosta.
Por conta disso, a Secretaria de Meio Ambiente de Parnaíba possui uma equipe especializada em poda de árvores. Os técnicos do município realizam uma análise presencial e com o acompanhamento de um engenheiro agrônomo, iniciam o processo de corte.
"Hoje Parnaíba possui árvores muito antigas, já em estado de senescência. Com a idade ela vai absorvendo o seu próprio peso para se manter. Com isso estamos realizamos as podas, para com os ventos elas não tombem", explicou o secretário de Meio Ambiente, Carlos Eduardo Silva.
Por Kairo Amaral
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.