Empresários, estudantes, professores e interessados na área da Tecnologia da Informação (TI) estiveram durante essa sexta-feira (25/09) em Parnaíba, no litoral piauiense, participando do primeiro dia de programação do 1º Fórum de Tecnologia, Inovação e Ciências do Piauí (Fortics).
O evento está sendo realizado no campus Ministro Reis Velloso da Universidade Federal do Piauí (UPPI), e visa discutir e articular políticas públicas voltadas para o setor que garantam a criação do polo tecnológico estadual.
De acordo com professor da UFPI, Gildário Dias, o evento conta com várias entidades que estão compartilhando informações e trocando experiências, além de sensibilizar os participantes para os produtos que já têm êxito no mercado.
Ao final do dia, uma programação cultural acompanhou as muitas conversas, troca de conhecimentos e rodadas de negócios no estilo de TI entretenimento.
“O principal objetivo do evento é interagir a academia, as empresas e o poder público, para que juntos possamos conhecer os potenciais que o Piauí tem nessa área, apresentar para a sociedade e planejarmos o futuro do Estado na área do desenvolvimento tecnológico. Parnaíba saiu na frente com a criação do polo e isso estimulou os demais municípios.
Entidades e o governo estão juntos para que no final desse fórum a gente possa lançar o plano de execução do polo de desenvolvimento tecnológico do Piauí”, explicou o professor e pesquisador da Universidade Federal do Piauí, Gildário Dias Lima.
O Fortics também está debatendo o Marco Regulatório, que tem o propósito de sensibilizar os agentes do poder público, para os rumos que devem ser trilhados e mostrar a eles, os problemas que precisam ser resolvidos para dar fluxo ao avanço tecnológico que o Piauí necessita, ancorados na mudança da legislação local e na gestão política necessária para estruturar e dar condições a esse fluxo.
“Estamos organizando pela primeira vez juntando todos os interessados, academia, os governos e o setor privado, fazendo esta articulação juntamente com o Sebrae visando fortalecer esse novo arranjo produtivo local.
Queremos sair daqui com um Marco Regulatório, que vise o Piauí nessa área da tecnologia. Acreditamos que esse trabalho irá render bons frutos no desenvolvimento do Estado”, ponderou o secretário de Administração e Previdência, Franzé Silva.
Ainda segundo Franzé Silva, o Estado está evoluindo em tecnologia. Ele destacou que o Fortic’s possui parcerias importantes que apostam nessa ideia, como Seadprev, Fapepi, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet), Agência de Tecnologia da Informação (ATI), Sebrae, UFPI, Prefeitura de Parnaíba e outros.
“Essas parcerias são importantíssimas. Os grandes países cresceram fortalecidos em educação e tecnologia, e o Piauí vai trilhar por este caminho. Além do polo tecnológico de Parnaíba, que é uma articulação entre os governos estadual e municipal, temos um polo em Picos que também está sendo revitalizado e possuímos lagoas digitais em Teresina.
São articulações que o Governo do Estado participa e que agora está pensando em um projeto maior, visando através da tecnologia o desenvolvimento do Piauí”, concluiu Franzé.
Município é destaque em Tecnologia da Informação
Parnaíba mais uma vez saiu na frente. Depois do sucesso do Polo de Desenvolvimento Tecnológico, instalado no Dunnas Shopping, com oito empresas de tecnologia da informação formando o Delta Tics, agora o município litorâneo está sediando a primeira edição do Fortices. Marco comemorado pela administração do prefeito Florentino Veras Neto.
"Tecnologia da Informação é uma área que dá resposta rápida ao investimento. A parceria da prefeitura com o Governo do Estado e Sebrae, o apoio aos empresários que trabalham no setor e o estímulo à universidade e ao Instituto Federal do Piauí foi imprescindível para chegarmos neste momento. Em um espaço muito curto estamos mostrando grandes resultados para os piauienses", disse Florentino Neto.
A secretária de Educação, Rejane Dias, também esteve no Fórum assinando o termo de cooperação para a primeira escola de robótica do Piauí, que foi inaugurada nas instalações do Dunnas Shopping.
"Levar métodos diferenciados como a robótica para dentro das escolas fará com que a nossa educação melhore de forma significativa, e por isso estamos assinando o termo de cooperação. A ideia é começar com os alunos do Ensino Médio em Parnaíba, e expandir para Teresina e Picos", pontuou a secretária de Educação, Rejane Dias.
A programação do Fortics se iniciou com a palestra do ministro Reis Velloso, que enfatizou a importância da tecnologia da Informação no fortalecimento, desenvolvimento e equilíbrio financeiro do país. O deputado estadual, Dr. Hélio (PTC), destacou a evolução de Parnaíba no setor de TI.
Programação do Fortics segue neste sábado
No segundo dia de programação, o Fortics vai contar com a palestra de Cláudio Marinho, do Porto de Digital de Recife-PE. O objetivo é contribuir com sua vasta experiência, demonstrando aos participantes resultados concretos e o quanto investir em tecnologia mudou o aspecto do equilíbrio financeiro da capital pernambucana.
Depois terá mesa redonda sobre o Marco Regulatório.
Na parte da tarde, será feita visita a uma zona de interação popular empreendedora, convidando empresários, investidores, estudantes e populares para um contato com a Tecnologia da Informação.
Nesta zona, ocorrerá a demonstração de produtos oferecidos pelas empresas de TI do Piauí por meio de estande e ações sociais com foco em tecnologia, atividades de incentivo aos estudantes, manifestação de robótica e rodada de negócios.
Para o final do dia está prevista uma solenidade de encerramento com os encaminhamentos do evento e criação de um comitê técnico e outro de gestor, que terão a responsabilidade de dar continuidade as ações necessárias para a criação do Polo de Tecnologia do Estado - Polo Destec. A noite terá programação cultural.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.