Curso de resgate veicular é realizado em Parnaíba

Curso de resgate veicular é realizado em Parnaíba

Curso de resgate veicular em Parnaíba. | Kairo Amaral

Com o objetivo de aprimorar as técnicas dos profissionais que trabalham no resgate de vítimas de acidentes automobilísticos, o Corpo de Bombeiros do Piauí está realizando em Parnaíba, litoral do Piauí, a terceira edição do Curso de Resgate Veicular. Ao todo são 42 alunos que participam de instruções e simulações durante uma semana no Dunnas Shopping. O curso teve início no dia 10 de agosto e acontece até sexta-feira (14/08).

Historicamente, Parnaíba costuma registrar graves acidentes automobilísticos que envolvem vítimas, muitas delas presas às ferragens. Somente no mês de julho, por exemplo, foram 51 pessoas lesionadas em acidentes de trânsito registrados pelo Pelotão de Policiamento de Trânsito (PPTran) do 2º Batalhão de Polícia Militar do Piauí. Segundo o major Rivelino Moura, comandante do 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Parnaíba, com o curso o Piauí passa a ser referência em resgate veicular.

"É muito bom saber que essas pessoas estão aqui interessadas em aprender. Estamos tendo a oportunidade de termos dezenove bombeiros militares do estado do Piauí, quinze operadores do SAMU da região da grande Parnaíba, e ainda temos mais quatro bombeiros do Maranhão e um do Rio Grande do Sul. Com este curso, passamos a ser referência em resgate veicular, já que estamos aqui com profissionais de Teresina, Floriano, Picos e Parnaíba", explicou o major Rivelino Moura.

Além das aulas práticas, que envolvem simulações de acidentes diversos, o curso também oferece aulas teóricas, onde os alunos atualizam seus conhecimentos de resgate veicular. É o que confirma o médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Parnaíba, André Batista.

"O que está sendo feito aqui é o que é preconizado no mundo inteiro. O major Rivelino vem trazendo essas técnicas dos Estados Unidos, repassando diretamente para os profissionais do Corpo de Bombeiros, do SAMU, da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Federal. Tudo isso visando atender cada vez melhor a população de Parnaíba e região", disse.

Os profissionais também têm a oportunidade de manusear ferramentas poderosas, capazes de cortar qualquer lataria de veículo. O curso conta com a presença e suporte do engenheiro Marco Aurélio Carvalho, representante da SOS Sul, que explicou para os alunos o funcionamento de cada equipamento de desencarceramento fabricado pela Weber Rescue Systems, empresa que patrocina o evento.

"Nos últimos anos, as técnicas de resgate já estão sendo aprimoradas em todo o Brasil. Mas a tecnologia dos equipamentos evoluíram mais ainda. Atualmente temos uma facilidade de importar os equipamentos, que no passado a gente não tinha. As ferramentas estão cada vez mais leves para facilitar o trabalho do bombeiro e cada vez mais forte", ponderou o engenheiro Marcos Aurélio Carvalho.

Por Kairo Amaral



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES