Após o registro de inúmeros acidentes no cruzamento das avenidas das Normalistas com a Senador Furtado, em Parnaíba, no litoral do Piauí, a prefeitura municipal resolveu tomar algumas providências visando solucionar a problemática. Os profissionais do município já iniciaram nessa terça-feira (06/10) o processo de retirada da rotatória, com a colocação de uma estrutura de concreto que dará continuidade a passarela já existente.
Com a obra, a avenida das Normalistas terá a preferencial e a Senador Furtado passará a ter uma divisão, como ocorrido recentemente na avenida Deputado Pinheiro Machado, trecho urbano da BR-343 em Parnaíba. De acordo com a administração municipal, após o fechamento do retorno será iniciado um trabalho de arborização visando auxiliar na concretização do projeto.
“Vários órgãos que fazem a segurança pública de Parnaíba estiveram reunidos discutindo a melhor solução para este cruzamento. E chegamos a conclusão que o melhor para a população é fechar o retorno. Acreditamos que em cerca de duas semanas iremos concluir a obra. Inicialmente realizamos a colocação das placas de sinalização e após todo este processo iremos estar juntamente com a Guarda Municipal de Trânsito orientando os condutores. Mas já pedimos a população que utiliza esse trecho, que já vá se acostumando com a mudança”, explicou o secretário de Transporte, Trânsito e Articulação com as Forças de Segurança, Vilker Aragão Vasconcelos.
Cruzamento da morte
Por conta dos graves acidentes registrados, o local ficou conhecido como “cruzamento da morte”. Na última sexta-feira (01/10), por exemplo, uma criança de apenas três anos de idade morreu após uma colisão envolvendo um carro e uma moto. Já no dia 18 de setembro, um motociclista identificado como Edivaldo Moraes Machado, de 42 anos, mais conhecido como “Fanta”, veio a óbitoapós ser colhido por um carro não identificado. Em julho, quatro pessoas ficaram gravemente feridas após um acidente envolvendo um Pálio Weekend e um micro-ônibus do transporte coletivo de Parnaíba.
Segundo os moradores, a novidade trará mais tranquilidade para quem reside naquela região do bairro Nova Parnaíba. No entanto, o cruzamento ainda divide opiniões. A professora Sirlane Galvão, afirma que isso ainda não é suficiente. Ela e sua família defendem a colocação de um semáforo.
“A cada novo acidente ninguém tomava providência. Somente naquele momento as pessoas se sensibilizavam, mas continuava do mesmo jeito. Agora, na minha opinião, além do fechamento do retorno deviriam colocar um semáforo, pois quem trafega pela Senador Furtado, dificilmente irá parar ao adentrar na Normalista”, contestou a professora.
Por Kairo Amaral
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.