Cavalaria do 2º BPM completa 10 anos de serviços prestados

Cavalaria do 2º BPM completa 10 anos de serviços prestados

Cerimônia religiosa aconteceu no quartel do 2º BPM. | Kairo Amaral

Fundada em 10 de maio de 2005, a cavalaria do 2º Batalhão de Polícia Militar de Parnaíba atua não só no trabalho operacional como também no social. Atualmente são 40 crianças sendo atendidas pelo método terapêutico e educacional denominado equoterapia, que emprega o cavalo como agente promotor de ganhos a nível físico e psíquico.

“Além da atividade de policiamento ostensivo montado, a cavalaria executa também um trabalho social importante que trás vários benefícios. Melhora a musculação, o equilíbrio do tronco e do pescoço, dentre outros. Aqui atendemos principalmente crianças com déficit de atenção, com Síndrome de Down e autismo”, explicou a comandante da cavalaria do 2º BPM, capitã Iris França.

Ainda segundo a comandante, para a aplicação deste método são necessárias as parcerias. A Associação de Pais e Amigos Excepcionais – APAE de Parnaíba, por exemplo, oferece profissionais qualificados. A presidente da associação, Socorro Paula, também esteve na manhã desta sexta-feira (15/05) durante a cerimônia religiosa alusiva aos 10 anos da cavalaria. “Nós cedemos dois profissionais que comparecem semanalmente para trabalhar com as crianças. Um fisioterapeuta e um psicólogo”, disse.

Ao todo, são 12 policiais militares trabalhando com 10 cavalos no desenvolvimento do projeto. Tudo em prol dos resultados. “Realmente este trabalho desempenhado pela cavalaria da PM tem dado frutos. Eu, por exemplo, tenho casos em minha família de pessoas que evoluíram bastante e diminuíram as sequelas em decorrência de acidentes após passarem a frequentar”, afirmou o inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Claudiomar Ferreira.

Durante a solenidade, alguns policiais foram homenageados e receberam medalhas por tempo de serviço. 

Por Kairo Amaral



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES