O lutador Lucas Gualberto Gomes do Nascimento, de apenas 17 anos de idade, foi recebido na manhã desta quinta-feira (04/06) com muita festa em Parnaíba, litoral do Piauí. Ele se tornou no último final de semana campeão mundial de jiu-jítsu na categoria juvenil faixa azul. A competição foi realizada na Califórnia, nos Estados Unidos.
O parnaibano conquistou a medalha de ouro, após vencer atletas do Brasil, Canadá e Angola. Lucas teve a viagem e hospedagem financiada pela Prefeitura, através do projeto Talento Esportivo, aprovado na Lei Orçamentária Anual de 2015. Engana-se quem pensa que o primeiro desafio do adolescente foi à luta. Ele teve que viajar sozinho para o exterior.
“A Prefeitura sempre tem feito esse trabalho de ajuda aos atletas de maiores destaques. Não tenho como agradecer a eles pelo apoio e oportunidade. Foi muito difícil lutar sem o meu mestre, pois já estou acostumado com a presença dele. Felizmente me preparei bastante e deu tudo certo. Esse título representa muita coisa pra mim. Pois mostrei para o mundo que o meu povo pode conseguir tudo que quiser, basta ter foco. No entanto, ainda tenho muito que aprender”, afirmou Lucas Gualberto.
O campeão mundial foi recebido no gabinete do prefeito de Parnaíba, Florentino Veras Neto, onde foi saudado e homenageado por vereadores do município, amigos e familiares. O adolescente já foi bicampeão brasileiro, campeão sul-americano e conquistou por 16 vezes o campeonato piauiense desta arte marcial. Presente durante as homenagens, o treinador do atleta até que tentou esconder a fórmula do sucesso, mas revelou o grande segredo de Lucas.
“O segredo do Lucas sempre foi a dedicação. É um garoto muito focado nos treinos e nos ensinamentos repassados por mim e pelo nosso mestre Heleno Maia. Ele é referência como atleta, como aluno e cidadão. Não é à toa que está conquistando tudo isso. Ele é um verdadeiro exemplo. Com essa dedicação, todos já sabem o futuro brilhante que este garoto tem pela frente”, ponderou o treinador, Werverton Baboo.
Lucas Gualberto luta jiu-jítsu desde criança no projeto “Lutando Pelo Futuro”, que é responsável desde 2006 por retirar vários jovens de Parnaíba e região do mundo da criminalidade. É o que confirma o mestre do campeão e também secretário de esportes e lazer do município, Heleno Maia.
“Quando a gente ver o resultado esportivo, acabamos esquecendo que a finalidade maior do Lutando Pelo Futuro é a inserção social, retirar a juventude das drogas e repassar uma mensagem para que esses jovens se dediquem mais aos estudos. E o Lucas é um grande exemplo disso. A cada ano do projeto temos uma meta mais ambiciosa. Quero deixar registrado que o Lucas é a grande estrela. Mas não existe campeão sem equipe, sem o suporte da família e sem um apoio como este da prefeitura”, afirmou Heleno de Souza Maia.
A cidade recebeu o atleta em festa com uma grande carreata pelas principais ruas de Parnaíba. O atleta foi colocado, juntamente com sua equipe e familiares, em um carro aberto do Corpo de Bombeiros. Na oportunidade, o prefeito de Parnaíba anunciou que no próximo campeonato mundial, outros atletas parnaibanos serão enviados para o exterior.
Por Kairo Amaral
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.