Agentes penitenciários são presos em operação de combate ao tráfico

Agentes penitenciários são presos em operação de combate ao tráfico

A Secretaria de Segurança Pública, por meio da Polícia Civil do Piauí, realiza nesta quinta-feira (29/06), duas operações policiais na cidade de Parnaíba para cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão naquele município.

A primeira operação, denominada Penitentes, deflagrada pelo GRECO (Grupo de Repressão ao Crime Organizado), visa o cumprimento de dois mandados de prisão, três de busca e apreensão e uma condução coercitiva, relacionados ao combate dos crimes de corrupção ativa e passiva, praticados por agentes penitenciários lotados na Penitenciária Mista de Parnaíba, que atuavam como facilitadores para entrada de aparelhos celulares e drogas no presídio. A ação contou com o apoio da Secretaria de Justiça do Piauí durante a fase de investigação.

Em outra ação, policiais civis estão dando cumprimento a 13 mandados de busca e apreensão, em continuidade ao trabalho de combate ao tráfico de drogas na região visando o período de férias no mês de julho. A operação, coordenada pela Delegacia Regional de Parnaíba, por meio da Delegacia de Homicídios/Tráfico de Drogas/Latrocínio, conta com o apoio das Delegacias de Luis Correia, Buriti do Lopes e Cocal.

De acordo com o secretário de segurança pública, Fábio Abreu, até o momento três pessoas já foram presas. “Nós estamos intensificando a operação em Parnaíba no sentido do combate ao tráfico de drogas. Estamos fazendo busca em 13 pontos de entorpecentes e o objetivo é combater o tráfico na cidade. Temos três pessoas presas até o momento mas ainda faltam pontos de operação, no final a gente vai fazer o relatório”, declarou.

Ainda segundo ele, entre os presos estão agentes penitenciários, que usavam do cargo para beneficiar detentos. “Eles são agentes que tem a participação de facilitar a entrada de entorpecentes ou usavam todos os ilícitos que eles poderiam facilitar para a chegada de objetos no meio interno dos presídios e outros crimes que foram imputados a eles e que vão ser analisados pela Justiça”, afirmou.

“Podemos afirmar que todas as ações foram comprovadas e provadas, é por isso que o juiz deu autorização para o mandado de prisão, nós temos todas as provas”, disse o secretário.

Segundo o delegado regional de Parnaíba, Eduardo Ferreira, todos os presos já são conhecidos da polícia. “Estamos realizando apreensões de drogas, armas, munições, tudo para combater o tráfico”, disse.

Cerca de 60 policiais civis estão envolvidos nas operações deflagradas nesta quinta-feira.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES