A campanha nacional de vacinação contra a gripe (Influenza) começou, nesta quinta-feira (20), em Palmeirais . O público-alvo é formado pelas crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas, idosos, pessoas com doenças crônicas e professores das redes pública e privada.
A campanha, que vai até 26 de maio, incia com aplicações exclusivas para os profissionais da saúde, de acordo com um cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde . As doses para esse público serão disponibilizadas no hospital e na Secretaria Municipal de Saúde.
A partir do dia 26, será a vez dos idosos tomarem a vacina e as doses serão descentralizadas para alguns postos ( Matinha, Riacho dos Negros e Capumba).
Seguindo o calendário nacional, será realizado no dia 13 de maio o Dia "D" , com vacinação para todos os grupos prioritários em vários postos da cidade e zona Rural.
De acordo com a coordenadora de imunização, Ingrid Elen, a meta é vacinar pelo menos 90% de cada grupo prioritário. "É muito importante que os grupos prioritários procurem os postos de vacinação para evitar que uma gripe torne-se em algo mais grave. Todos esses grupos são vulneráveis e precisam prevenir a doença", enfatiza.
A vacina protege contra três tipos de vírus da gripe (H1N1, H3N2 e B), definidos a cada ano pela OMS (Organização Mundial de Saúde), de acordo com o cenário epidemiológico.
CALENDÁRIO
19 a 25 de abril - Trabalhadores da saúde
26 a 28 de abril - Idosos
02 a 05 de maio- Gestantes, puéperas e crianças de 6 meses até 5 anos de idade
08 a 12 de maio- Comorbidades
13 de maio- Dia "D" | Todos os grupos
15 a 19 de maio- Professores
22 a 26 de maio- Todos os grupos
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.