De 2004 e 2006 a Primeira Capital do Piauí, Oeiras, contou com a realização de um festival de Rock Pop de primeira linha: o Zooeira Festival.
Por seu potencial cultural e tendo a música como um dos traços mais fortes de sua identidade cultural, a cidade abraçou o Zooeira Festival, atraindo turistas e criando uma alternativa para o público amante do gênero musical.
Contando com apoio do poder público, o festival era realizado na Praça de Eventos da cidade, tendo como cenário o centro histórico da velha cidade.
Durante os dias do festival a cidade se transformava na praia do rock do centro sul piauiense, agregando outras atividades e movimentando o turismo da região. Além disso, o evento servia como vitrine para bandas de rock local que se destacaram e ganharam notoriedade por conta de suas performances no palco do Zooeira.
Por dificuldades em fechar parcerias, o evento ficou seis anos sem acontecer, Porém o sentimento de transgressão e atitude permaneceu motivando eventos menores, não menos importantes como o Café Pop.
Esse ano a produtora W Rock resgata o evento em formato fechado e busca parcerias com o setor privado . Juntando-se ao seu irmão Último Campos, Publicitário, o Arquiteto e designer Edmo Campos achou que chegava a hora de movimentar mais uma vez a cena alternativa da cidade, resgatando e reconfigurando o Zooeira Festival.
Em suas três edições, o Zooeira colocou Oeiras para tremer ao som de bandas regionais de renome como Acesso, Gramophone, Ostiga Jr., Carbono 14 e Mary Jane.
Artistas, produtores e imprensa piauiense sempre viram o Zooeira como um ?gigante?, visto a dificuldade de se realizar eventos dessa natureza em cidades pequenas,onde o público ainda é mais restrito.
Para a edição do Zooeira 2012, a Banda RADIOLA DE RUAH já foi confirmada como primeira atração. Banda destaque em eventos de Pop Rock de todo estado do Piauí. Traz no repertório o melhor do pop nacional e internacional, já se apresentaram em Oeiras no Café Pop 2009 e 2010 e recentemente tocaram no palco principal do Festival de Inverno de Pedro II.
O evento também comercializa peças promocionais de apoio que já movimentam as redes sociais e levam a cidade a entrar no clima.
O local escolhido para essa edição foi o Oeiras Club, espaço antigo de confraternização dos oeirenses que tem sua localização estratégica, ligando o centro histórico da parte nova da cidade. O clube há alguns anos vive fechado, inerte, diferentemente de outrora, quando abrigou grandes festas, carnavais e gincanas de férias. Na verdade é uma forma que os organizadores encontraram para que o evento também possa chamar a atenção de espaços culturais da cidade parados, sem utilização e assim, fazer com que os jovens reflitam sobre a memória da cidade.
Nos dias 27 e 28 de julho de 2012, O Berço do Piauí será transformado na Capital do Rock. Todas as informações estão na fan page do evento https://www.facebook.com/ZooeiraFestival.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.