Zé Raimundo sanciona lei que institui Plano Municipal de Cultura de Oeiras

Plano organiza, regula e norteia a execução da política cultural, reunindo metas e ações culturais do município de Oeiras para os próximos dez anos.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O prefeito José Raimundo sancionou a lei que institui o Plano Municipal de Cultura de Oeiras – instrumento estratégico que organiza, regula e norteia a execução da política cultural, reunindo metas e ações culturais do município de Oeiras para os próximos dez anos. Nesta quinta-feira, 09, o documento foi entregue ao Conselho Municipal de Cultura.

A solenidade aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e também contou com a presença do vice-prefeito José Alberto; do presidente da Câmara Municipal de Oeiras, vereador Espedito Martins; do presidente do Conselho Municipal de Cultura, Alberth Ferreira; da presidente do Instituto Histórico de Oeiras, Inácia Rodrigues, e de toda a equipe da SeCult.

O Plano Municipal de Cultura é de fundamental importância para regulamentar, manter e aperfeiçoar a gestão das políticas culturais no município de Oeiras e foi elaborado pela equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Conselho Municipal de Cultura, contando com assessoria técnica do Programa de Pós-Graduação, Mestrado Profissional, em Artes, Patrimônio e Museologia, da Universidade Federal do Delta do Parnaíba, e ampla participação de agentes culturais, fazedores de cultura e de toda a sociedade.

O documento, elaborado por meio de consultas públicas, é a expressão viva do desejo, das motivações e das expectativas dos segmentos representativos da sociedade oeirense, para o desenvolvimento da cultura e fortalecimento das potencialidades artísticas.  “O Plano se torna um instrumento essencial para a validação das políticas públicas, auxiliando o município, sobretudo, a gestão municipal de cultura a desenvolver as ações de maneira mais organizada e planejada”, destaca Júnior Vianna, secretário municipal de Cultura e Turismo.

O prefeito Zé Raimundo ressalta que o Plano Municipal de Cultura é um marco na organização da gestão cultural de Oeiras e referência para todo o Piauí, uma vez que a grande maioria dos 224 municípios do nosso Estado ainda carece de modelos estruturados de políticas públicas neste setor.

“A iniciativa é um grande passo no compromisso firmado pela nossa gestão de implantar uma política cultural capaz de reconhecer e valorizar a diversidade das culturas e do patrimônio histórico do município de Oeiras, promovendo o desenvolvimento social com pleno exercício dos direitos culturais. Somos uma gestão orgulhosa de construir e entregar mais este legado para Oeiras e para o povo oeirense”, afirma Zé Raimundo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES