Buscando tornar o cidadão oeirense cada vez consciente do seu papel como eleitor, o blog meionorte.com/oeiras traz para você um pouco do que pôde colher do perfil político dos quatro candidatos que pleiteiam o posto de chefe do poder executivo municipal nas eleições municipais de 7 de outubro.
Sabendo da importância do momento é que o eleitor deve estar cada vez antenado aos candidatos e suas propostas. Conhecer o candidato é um fator importante para se fazer uma boa escolha. Conheça-os!
Edimilson Gonçalves de Carvalho (Edimilson Carvalho do PT): É um dos 8 filhos do senhor, Antônio Sobreira Carvalho e Ana de Carvalho Gonçalves. É casado natural de Oeiras pai de três filhos e tem 41 anos.
Edimilson Carvalho é servidor público federal pelo TRT/PI, possui curso superior completo com formação em Letras Português e bacharel em Direito o qual exerce acessória no TRT/PI.
Filiado ao PT desde 1990. Essa é a primeira vez que Edimilson disputa um cargo eletivo. È candidato a prefeito tem como vice o atual vice-prefeito de Oeiras, Marcelo Freitas, compondo coligação com o PTN, PR e DEM.
HERANÇA POLÍTICA
Edimilson Carvalho entra na política intermediado pelo seu irmão e deputado Federal Assis Carvalho. Assis Carvalho foi deputado estadual de 2007 a 2011. Nesse período foi Secretário de Estado da Saúde do Piauí, presidente da AGESPISA e do DETRAN. Assis Carvalho exerce atualmente o mandato de deputado federal pelo PT.
Francisco Carlos Oliveira (Carlão do PSOL): É um dos nove filhos da doméstica Felícia Maria da Conceição. É natural de Oeiras, solteiro com 47 anos e pai de duas filhas.
Carlão é ex-funcionário público. Atualmente é trabalhador autônomo proprietário de comércio. Cursou e não concluiu o curso superior em Administração de Empresa.
Apesar de nunca ter exercido mandato político, Carlão não é novo na política local. Já concorreu por três vezes a cargos eletivos em Oeiras.
Foi candidato a vereador pelo PT em 1992. Foi candidato a deputado estadual pelo PT em 2002 e mais uma vez candidato a vereador em 2008 também pelo PT. Nenhuma das vezes em que foi candidato Carlão logrou êxito nas urnas.
Foram quatro mandatos de presidente do PT de Oeiras e por outras três vezes foi vice-presidente da mesma sigla na cidade. Em 2012, Carlão é candidato a prefeito pelo PSOL, partido o qual preside em Oeiras. A vice na chapa é a senhora Socorro Silva.
HERANÇA POLÍTICA
Carlão afirma não ser herdeiro político de nenhuma liderança e, que entrou na vida política por perceber uma necessidade de mudança em Oeiras.
LUKANO ARAÚJO COSTA REIS SÁ (Lukano Sá PSB) É um dos quatro filhos do ex- prefeito e deputado federal, B. Sá e da ex-primeira dama, Odimércia Sá. Natural de Teresina possui curso superior completo de bacharel em Direito. É solteiro e empresário, possui 30 anos.
Lukano Sá, nunca ocupou cargo político em Oeiras. No entanto, essa não é a primeira vez que o mesmo concorre a cargo eletivo na primeira capital.
Em 2010, Lukano Sá concorreu pela primeira vez a um cargo em Oeiras quando foi indicado por seu pai, B.Sá, para ser o candidato do PSB a prefeitura de Oeiras nas eleições suplementares de 17 de outubro. Na ocasião Lukano Sá teve seu registro de candidatura cassado e não pode concorrer até o fim da campanha.
Agora, em 2012, Lukano Sá retorna como candidato a prefeito pelo (PSB). Compõem chapa com Abimael Carvalho (PSDB) na coligação composta pelas siglas: PRB / PDT / PTB / PPS / PSB / PSDB / PC do B.
HERANÇA POLÍTICA
LUKANO SÁ entra na política por indicação do seu pai B.Sá. B.Sá exerceu durante quatro vezes seguidas o mandato de deputado federal e, por duas vezes prefeito de Oeiras. B.Sá foi ainda secretário de saúde do município de Teresina e atualmente é o secretário especial do estado do Piauí em Brasília.
José Nogueira Tapety Neto (Tapety Neto PMDB). Casado pai de três filhos e 49 anos. Natural de Oeiras, é um dos 6 filho do ex-prefeito e deputado estadual Juarez Piauiense de Freitas Tapety e da ex-primeira dama Alzira Reis Tapety.
Tapety Neto tem curso superior completo de bacharel em Direito. Com a atual candidatura, Tapety Neto, concorre pela quarta vez a um cargo eletivo em Oeiras.
Tapety concorreu pela primeira vez em 1992 quando foi vice na chapa que compunha com seu pai Juarez Tapety a prefeitura de Oeiras pelo então (PL), perdeu a eleição.
Em 1996 Tapety Neto chegou pela primeira vez a prefeitura de Oeiras pelo PMDB. Em 2000, Tapety Neto foi reeleito prefeito de Oeiras. Após oito anos, Tapety Neto, volta como candidato a prefeito tendo o empresário Severino Barbosa como vice e, fazendo coligação com Partido Progressista (PP)
HERANÇA POLÍTICA
Tapety Neto entrou na política por intermédio do seu pai Juarez Tapety. Juarez Tapety foi deputado por sete mandatos, três vezes secretário de estado e duas vezes prefeito de Oeiras. Tapety Neto é irmão do deputado estadual no exercício do quarto mandato, Mauro Tapety, do PMDB.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.