Durante esta semana, a umidade relativa do ar deverá ficar abaixo dos 30% em municípios como Oeiras por exemplo. Segundo a gerente de Hidrometeorologia da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), Sônia Ribeiro Feitosa, os reflexos de uma intensa massa de ar seca são verificados principalmente na região Sul, aonde a umidade relativa do ar vem registrando baixos valores.
Um extenso centro de altas pressões está atuando sobre grande parte da América do Sul, inclusive o Brasil, forçando o movimento subsidiente de ar, o que inibe a formação de nuvens e torna o ar seco.
Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), quando a umidade fica entre 20% e 30%, o local é considerado em estado de atenção. Se baixa para o patamar entre 13% e 20%, há estado de alerta. A região entra em emergência quando o índice fica abaixo dos 12%.
A baixa umidade do ar faz com que as crianças fiquem mais suscetíveis às doenças típicas desta época do ano, como inflamações nas vias aéreas superiores, sinusite, amigdalite, otites e rinites, além de gripe e asma.
O clima deixa a pele mais seca e também aumenta o risco de conjuntivite, pois retira a umidade dos olhos. Além disso, pode provocar irritação pela poluição e aumentar diversos tipos de infecções, em especial as respiratórias. Caso a baixa umidade persista pelo tempo de um mês, por exemplo, ocorre um aumento de uma secreção mais espessa e, com isso, principalmente em crianças e idosos, há maior incidência de doenças respiratórias mais graves.
CUIDADOS
Crianças e idosos são os mais afetados pela baixa umidade do ar, por isso, é necessário atenção especial a esses dois grupos de pessoas. A população deve ingerir bastante líquido.
Também é importante manter a higiene doméstica, evitando o acúmulo de poeira, que desencadeia problemas alérgicos. Dormir em local arejado e umedecido ajuda a minimizar os efeitos do tempo seco. Os ambientes podem ser umidificados com toalhas molhadas, reservatórios com água e até umidificadores.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.