Semana Santa de Oeiras reúne mais de 40 mil fiéis

Semana Santa de Oeiras reúne mais de 40 mil fiéis

Celebrações religiosas foram realizadas do dia 27 de março ao dia 5 de abril | Divulgação

Com várias manifestações religiosas e culturais, a cidade Oeiras realizou do dia 27 de março ao dia 5 de abril a mais tradicional Semana Santa do estado do Piauí. As festividades religiosas que iniciaram com a Festa do Bom Jesus dos Passos e foi pontuada com a solenidade de Jesus Ressuscitado neste último domingo reuniram mais de 40 mil pessoas. 

A Prefeitura de Oeiras, em parceria com a Paróquia de Nossa Senhora da Vitória e a Diocese de Oeiras, traçou as melhores estratégias de planejamento e organização para serem executadas no período, visando atender as principais demandas dos romeiros durante as cerimônias litúrgicas. Uma das providências foi a parceria firmada com as emissoras de televisão Meio Norte e Cidade verde, que possibilitou a transmissão das celebrações pela TV e pela internet. 

O prefeito Lukano Sá acompanhou de perto as cerimônias, com maior destaque para a procissão do Bom Jesus, onde contou com companhia do governador Wellington Dias e a vice-governadora Margarete Coelho. Dentre outras celebrações Lukano Sá também esteve presente na tradicional procissão do Fogaréu, que é acompanhada apenas por homens. 

“Oeiras é uma cidade marcada pela tradição, onde neste período do ano nosso povo deixa ainda mais claro a sua relação afetuosa com as festividades da Igreja Católica. Diante a esses eventos, onde nossa cidade recebe um grande numero de visitantes, não poderíamos nos furtar de dar o que há de melhor, uma vez que essas pessoas movimentam nossa economia, gerando renda no comércio local. Pensando nisso também oferecemos aos nossos visitantes e a população local, eventos culturais que foram de shows musicais a exposições. Estamos muito satisfeito por tudo ter sido realizado a contento”, destacou Lukano Sá. 

Estimasse que algumas das celebrações religiosas realizadas durante o período da Semana Santa em Oeiras sejam feitas há mais de dois séculos e é nesta mesma época que o título de “Capital da Fé”, atribuído ao município, se intensifica e o turismo religioso movimenta a economia local, aumentado em cerca de 80% no fluxo de turistas em hotéis e pousado da cidade, além do aquecimento no comércio. 

Encerradas as festividades da Semana Santa no município, o grande foco da administração municipal passa a ser a terceira edição da Exposição dos Potenciais do Homem do Campo de Oeiras, a III EXPOEIRA. O evento será realizado no final do mês de maio e deve receber a um grande número de visitantes do setor agropecuário, assim como também pessoas a atraídas pela programação cultural de expressividade nacional.  

Mesmo sendo um evento novo, criado na administração do prefeito Lukano Sá, tem crescido a cada edição e aquecido o comércio local, fomentado a geração de renda devido o crescimento do número de turistas que se deslocam até a cidade, além de colocar a cidade em destaque em nível nacional no setor do agronegócio.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES