Um dos maiores eventos culturais do interior do Piauí é a Feira Literária de Oeiras, a FLOR, que acontece em sinergia com o Festival de Cultura e esse ano chega à sua terceira edição. Com a proposta de incentivar a leitura, o evento acontece em praça pública e chega a atrair mais de 15 mil visitantes.
Em suas duas edições passadas, a feira literária já homenageou escritores renomados, como Monteiro Lobato e, no ano passado, o cartunista Ziraldo, que esteve presente no evento, onde ressaltou o brilhantismo da FLOR. Este ano a Feira Literária de Oeiras faz homenagem ao escritor e cartunista Maurício de Sousa, conhecido internacionalmente por suas personagens, dentre elas os que fazem parte da Turma da Monica. Para a secretária municipal de Educação, Tiana Tapety, incentivar a leitura é a forma mais eficaz de disseminar cultura e valores, incitar a imaginação e despertar a criatividade.
A praça da leitura, tão quanto nos anos anteriores, será ambientada no largo da Matriz, onde será dividida em seis espaços temático, sendo eles: “Desafios brincantes“, onde os visitantes poderão ter acesso a brinquedos de raciocínio lógico (normal e gigante); “Clube do aprendiz”, espaço onde ocorrerá palestra com temáticas sobre Álcool e Drogas, Namoro e Sexualidade, Ecologia e Meio Ambiente e Rede Sociais (público e privado) e também lançamentos de livros; “Estória / historieta”, onde o visitante poderá ter acesso a diversas contações de histórias; e “Atellier criativo”, onde serão executadas oficinas de confecção de Origami (dobraduras ), Charges (com o instrutor Dino Alves), Quadrinhos (com Bernardo Aurélio), Brinquedo ecológico (JEPP) e Pintura em pele. Nesses quatro espaços serão disponibilizados pontos de leitura.
Os outros dois espaços ficam nas extremidades da praça, onde cada um terá uma função distinta: o lado sul será utilizado com corredor de exposição das produções das escolas da rede municipal de ensino, que desde o início do ano está trabalhando com as obras de Maurício de Sousa. Do Lado norte da praça será organizado um café literário, voltado para escritores diversos e livrarias.
Muitos serão os trabalhos expostos durante o projeto literário, que será realizando nos dias 13 e 14 de novembro, juntamente com o X Festival de Cultura de Oeiras. Em preparação para esse momento, várias oficinas são realizadas previamente. Segundo a secretária municipal de Educação Tiana Tapety, a FLOR tem uma dinâmica diferente, é um evento que começa antes mesmo de chegar à praça pública.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.