Durante a oitava edição da Prefeitura Itinerante, realizada neste último sábado (8) no povoado Belo Monte, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Oeiras realizou quatro rodas de contação de histórias e, em seguida, foram realizadas as oficinas de pinturas que, de maneira contextualizada, incentivou as crianças a externar as histórias contadas.
As rodas de contação de história são uma das principais estratégias da gestão do prefeito Lukano Sá no propósito de incentivar que crianças e jovens possam ser estimuladas a desenvolver o gosto pela leitura. Essa ação vem sendo desenvolvida sob a coordenação da professora Carminha Rodrigues, junto a Biblioteca Municipal.
No povoado Belo Monte, as crianças que participaram das rodas de leituras puderam ter acesso ao universo mágico das lendas oeirenses. As professoras Cineide Pacheco e Carminha Rodrigues contaram, de maneira dinâmica, as lendas do Pé de Deus e do Diabo; da Baleia da Igreja da Conceição; e do Carneirinho de Ouro, sem dúvidas as mais notórias do folclore da região.
Após a socialização dessas lendas foram realizadas as oficinas de pintura, onde cada participante pode pintar ao seu modo como visualizavam em sua imaginação as lendas contadas. O resultado dessas produções foi exposto em varais, dando oportunidade aos de presentes apreciar a arte feita por cada criança.
A Prefeitura Itinerante é um projeto que consiste em aproximar a gestão municipal do homem do campo realizando diversas ações populares, dente elas o incentivo à leitura como mecanismo de formação de homens e mulheres críticos e participativos.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.