Revista de circulação nacional divulgou matéria sobre produção de caju em Oeiras

Revista de circulação nacional divulgou matéria sobre produção de caju em Oeiras

"Preto" Líder do assentamento Marambaia | Horizonte Geográfico

A revista de conteúdo geográfico, Horizante geográfico, divulgou matéria sobre a produção de mel e caju no estado do Piauí. A materia da revista destaca entre outros produtos a pridução e o benficiamento de caju no assentamento Marambaia.

A revista destacou a satisfação do seu "preto" lider do assentamento Marambaia em Oeiras.

Confira trechos da Matéria:

...No futuro, os agricultores querem também beneficiar a polpa, chamada de pedúnculo, que hoje é quase toda desperdiçada. ?Com o pedúnculo, dá para fazer doce, cajuína e até carne de caju. Se a gente souber aproveitar, vai ser mais uma fonte de renda e, ao mesmo tempo, poderá ajudar a matar a fome do nosso povo?, calcula o cajucultor Francisco dos Santos Sepúlveda, 51 anos, conhecido simplesmente como ?Preto?, líder do assentamento Marambaia, em Oeiras, cidade próxima a Picos.

Árvores resistentes

Os bons resultados da cajucultura no Piauí se devem a vários fatores, entre eles a adaptação da árvore ao clima extremo do semi-árido. O cajueiro é uma árvore resistente à seca e precisa de pouca água para frutificar. ?O caju não gosta de chuva. É uma fruta que não se mistura com água?, ensina Vicente Cortez. Além disso, como a fruta é colhida na entressafra, de junho a dezembro, época em que o agricultor não está ocupado com o plantio de culturas tradicionais, como feijão, milho e mandioca, o caju é uma fonte de renda certa nos duros meses de seca....

Para completar, há uma relação intensa entre a cajucultura e a apicultura, pois durante a estiagem, quando as árvores da caatinga estão secas e sem flores, a abelha encontra na florada do caju o alimento necessário ao seu sustento. Segundo o engenheiro agrônomo Francisco Guedes Alcoforado Filho, presidente do Emater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural) do Piauí, a existência no estado de uma flora diversificada e rica em pólen e néctar explica a força da apicultura piauiense.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES