Reunião em Tanque do Piauí discute criação de Reserva Extrativa

Reunião em Tanque do Piauí discute criação de Reserva Extrativa

Reunião vai deliberar sobre criação de reserva | Emanuel Vital

Mais uma reunião está agendada para o dia 29 próximo, ainda sem local definido, para tratar da criação da Reserva Extrativista da Chapada Grande, que envolve os municípios de Várzea Grande, Oeiras, Regeneração, Francinópolis e Santa Rosa.

O encontro dever contar com a presença de comissões representativas de cada município envolvido. No último final de semana, representantes das entidades governamentais de âmbito municipal, estadual e federal e entidades não-governamentais estiveram reunidos na cidade de Tanque do Piauí para retomar os debates em torno da criação da Reserva Extrativista.

Entre as entidades responsáveis e organizadoras, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A questão em discussão no local são os efeitos nocivos do ritmo crescente de desmatamento, especialmente devido à plantação de eucalipto, que põe em risco a existência da fauna e flora, nascentes de riachos e rios, além da própria sobrevivência da população que ali mora há várias décadas. Foram os próprios moradores que iniciaram a mobilização acerca do debate, em 2006.

A preocupação é manter as famílias que vivem de agricultura familiar na área e preservar a faveira, que é a fonte de renda de cerca de 80% das famílias. É o que argumenta Francisca Lustosa, do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Tanque e uma das principais articuladoras do movimento. O prefeito de Tanque, Deodato Costa, também defende o projeto que, segundo ele, visa proteger a área de sustentabilidade extrativista dos moradores da região.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES