Durante a XI edição da Prefeitura Itinerante, que aconteceu no Povoado Briona no último sábado (20), a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT) levou ao evento oficinas de pintura e contação de histórias no propósito de despertar a criatividade das crianças da comunidade, além de promover também a apresentação da banda Santa Cecília Mirim.
A roda de contação de histórias é uma das principais estratégias da atual gestão no propósito de estimular em crianças e jovens o gosto pela leitura. Essa ação vem sendo desenvolvida sob a coordenação da professora Carminha Rodrigues junto a Biblioteca Municipal.
Na ocasião as crianças que participam desta ação puderam ter contato com o universo mágico das lendas que povoam o imaginário coletivo dos oeirenses. Foram contadas de maneiras dinâmicas lendas como “A baleia que fica debaixo da Igreja da Conceição” e “Carneirinho de Ouro”.
Após cada roda de leitura, as crianças participaram da oficina de pintura, onde puderam externar sua criatividade acerca das histórias que a pouco tiveram acesso. Ao todo foram quatro grupos, mais de 80 crianças participaram dessas ações. Concluídos os trabalhos, todos os desenhos foram expostos no “varal cultural”.
A SECULT, no intuito de democratizar o acesso às mais diversas linguagens artísticas, levou também ao evento a apresentação da banda Santa Cecília Mirim. A nova formação musical tem conquistado a atenção da sociedade oeirense tanto pela qualidade como também pelo resgate dos valores, visto que a banda é um dos ícones da cidade.
De acordo com o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Stefano Ferreira, a banda Santa Cecília Mirim é um projeto da Prefeitura que acontece no Solar das 12 Janelas em parceira com a Associação da Banda Santa Cecília. A ideia é justamente fazer com que músicos profissionais ensinem crianças e adolescentes, preservando assim a tradição musical. “A participação das crianças no projeto Prefeitura Itinerante foi muito importante, pois as motiva a aumentar o repertório e valoriza o trabalho desenvolvido. Além disso, possibilitou um diálogo entre as crianças do projeto com as daquela comunidade rural que participaram de duas outras ações da Secretaria de Cultura, a roda de contação de lendas e a oficina de pintura. A experiência foi maravilhosa, o acolhimento às crianças e jovens foi o melhor possível. Queremos levar o projeto às outras comunidades que receberão a Prefeitura Itinerante”, pontuou Stefano Ferreira.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.