Projeto faz resgate cultural de bairro Rosário em Oeiras

Projeto faz resgate cultural de bairro Rosário em Oeiras

Curso resgata a cultura do bairro Rosário | Emanuel Vital

A comunidade do bairro Rosário, foi contemplada com a execução de mais um projeto social. Desta feita o grupo Congos de Oeiras, conseguiu em convenio com o SEBRAE-PI e Secretaria Municipal de Cultural do município, a realização do projeto arte e pintura em madeira. Durante cinco dias, profissionais contratados pelo SEBRAE-PI ensinaram a trinta moradores do bairro a arte de fazer artesanatos em madeira e também pintura em utensílios pequenos e camisetas.

Segundo a ministrante do curso de pintura, a professora Lidiane Oliveira, o curso conseguiu frutos positivos, pois, durante a realização do mesmo, mais de 70 camisetas foram pintadas pelos moradores participantes, e estes se mostraram bem entusiasmados com a oficina. ?Queremos que os moradores do Rosário, aprendam a arte e não a deixe morrer, pois, este povo tem um acervo cultural muito grande e ele deve ser propagado muito mais, esclareceu Lidiane.

Para o artesão e professor Edilson José dos Santos, o curso teve objetivo de ensinar a técnica de pintura e confecção de peças em madeira, sem deixar que os moradores percam o foco do projeto. ?A intenção é que eles resgatem a sua cultura através da confecção de utensílios sempre lembrando algo que exista no bairro?. Edilson disse ainda que, de todos os municípios que já ministrou este curso, aquele em mais variedade cultural encontrou, foi acidade de Oeiras. ?Fico impressionado com tamanha variedade cultural que este município possui, pontuou.

Entre as peças confeccionadas pelos moradores, estão objetos que lembram o pé de Deus, a casa da pólvora, o cruzeiro da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, os Congos, as lamparinas do fogaréu e camisetas com estampas do acervo histórico do bairro. Durante toda a oficina foram feitas mais de quinhentas peças que serão vendidas durante a VI edição do Festival de Cultura de Oeiras.

Muito satisfeito pela realização daquele trabalho aos moradores do Rosário, o presidente do grupo de Congos, Flávio Mendes, afirmou que outras oficinas acontecerão. ?Já esta prevista para 2010 a oficina de música, pretendemos com este trabalho despertar nos moradores do bairro o talento que cada um tem guardado dentro de si, o que falta a essa gente é oportunidade, finalizou.

Fonte: Jornal Integração



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES