Neste dia 15 de outubro, queremos saudar a todos aqueles que tem a educação como um ofício de liberdade e transformação. Parabéns professores pelo seu dia. Escrevemos aqui um artigo, que pode nos ajudar a refletir sobre a missão de ser educador.
SER EDUCADOR,
Para muitos, ser educador pode ser apenas mais uma profissão. Na verdade, um dom que se aperfeiçoa dia a dia com o exercício do magistério. Mas só o simples fato do exercício do magistério, não o respalda a ser um educador. A bem da verdade professores são muitos, educadores, não. Quando o cidadão está na escola exercendo a ?função? de professor, este pode como em qualquer profissão, não corresponder com a pratica docente. Por razões diversas, e principalmente financeiras, pode acontecer de os meios não justificarem os fins educacionais. Se financeiramente a ?função? exercida não convém, o profissional que vive a mercê de um mísero salário, não raro, deixará a desejar, pois o seu ego capitalista não estará devidamente saciado. No entanto essa é a regra pela sobrevivência do sistema capitalista, e a educação como sempre coadjuvante desvincula-se do seu real papel.
O verdadeiro educador é maior do que qualquer coisa que possa de uma maneira ou outra criar obstacularizar o poder transformador que só a educação e capaz de oferecer. É em virtude de querer transformar, que muitos educadores fazem acontecer. Inclusive aquele que vive em condições desfavoráveis, mais tem o ato de educar, como um ofício. Quantos exemplos magníficos de mestres que são chefes de famílias numerosas, muitos enfrentando as dificuldades das intempéries como o sol, chuva. Outros fazem seu percurso em estrada carroçal no lombo de animal ou mesmo der carro moto e até a pé a grande maioria para chegarem a sua instituição de ensino e fazer valer um direito que é de todo cidadão.
A tarefa pode parecer difícil, mas não é impossível se você quiser ser um bom educador. O que não se pode é pensar a educação como tarefa exclusiva só para aqueles que estiveram algum tempo freqüentando a escola, aprendendo conceitos e teorias. A quele que vê a educação tão simples assim, não percebe tamanha incoerência racional ao pensar desta forma. O que dizer então dos maiores educadores que se conhece, o pai e mãe de cada cidadão. Muitos nem escola freqüentaram ou foram pouco às mesmas. Mesmo assim estes se comportam como verdadeiros doutores quando o assunto é educar. Educam cada dia de maneira diferente os filhos a pensar e agir como um bom cidadão. È ai, onde se percebe a divindade de ser educador. Não importa a época ou momento que se vive, se este é favorável ou não, o que vale é entender que existe o poder de transformar o cidadão para o bem.
O lamentável é que apesar de a educação ser um direito garantido por lei, muitos deixam não só educadores, mais principalmente educandos na escuridão mais absurda que o ser humano possa ter - o analfabetismo.
Por isso educadores não se deixem abater pelas dificuldades, pois temos conosco a ferramenta maior para a verdadeira liberdade ? A educação.
*EMANUEL VITAL DE SOUSA é professor de geografia em Oeiras
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.