A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma ação de educação em saúde com os garis de Oeiras na última terça-feira (30). O espaço foi organizado pela Coordenação de Atenção à Saúde do Homem e de Imunização, e teve como tema as doenças Imunopreveníveis, que podem ser prevenidas com a imunização ou a vacina.
A ação consistiu em trabalhar a importância de manter o cartão de vacina em dia entre os homens, parte da população que tem maior déficit nas campanhas de vacinas. Os profissionais de saúde ressaltaram que os garis, por trabalharem com a limpeza pública, estão expostos a possíveis focos de contaminação de algumas enfermidades, mas que podem ser facilmente evitadas com a imunização correta e em dia.
Imunizar é tornar o organismo resistente e capaz de reagir à presença de certos agentes (doenças, venenos de animais e outros). A imunidade pode ser de dois tipos: natural, desenvolvida pelo próprio organismo; e adquirida, desenvolvida após receber vacinas e soros (imunização passiva).
O Programa Nacional de Imunização disponibiliza vacinas para a prevenção de várias doenças, entre elas: Caxumba, Poliomielite (Paralisia infantil), Coqueluche, Rubéola, Difteria (Crupe), Sarampo, Infecções por Haemophilus Influenzae B, Tétano, Pneumonia, Meningite , Tuberculose, Hepatite B, Gripe, Febre Amarela, Vacina anti-rábica, Hepatite A, Antivaricela zoster (contra Catapora),
Antipneumococos (contra Pneumonia por pneumococos), DTP acelular (contra Difteria, Tétano e Coqueluche), Meningite A/C, e Poliomielite.
A conscientização da população é parte importante do combate deste Programa. Sabendo disto, o Prefeito Lukano Sá tem reforçado ações que ampliem o conhecimento dos oeirenses sobre a correta imunização e seus benefícios. Com os garis, neste primeiro momento, foi realizada a atualização dos cartões de vacina de todos, bem como o oferecimento da vacina da gripe.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.