No propósito de manter a transparência e oportunizar o acesso da população às informações inerentes aos gastos e investimentos da gestão municipal, a Prefeitura de Oeiras realizou, na manhã desta quinta-feira (25), uma audiência pública referente à prestação de contas do segundo semestre de 2015. O encontro ocorreu no auditório da Câmara dos Vereadores.
O evento foi aberto com o pronunciamento do Controlador do Município Weuton Kleuton Dantas, que falou sobre a importância daquele momento para administração e, sobretudo, para a sociedade oeirense. Em seguida foi a vez do assessor administrativo da Prefeitura de Oeiras, Alan Brandão, que expôs os recursos arrecadados e já executados por cada pasta que compõe a gestão.
Após as informações iniciais, os representantes de cada secretaria municipal fizeram a explanação das ações realizadas durante o segundo semestre de 2015, apresentando as demandas e os resultados exitosos das ações realizadas. A prestação de contas é dever constitucional dos que utilizam, arrecadam, guardam, gerenciam ou administram dinheiro, bens e valores públicos.
Além de cumprir uma questão legal, a audiência pública desta quinta-feira é tida como um importante estímulo para o cidadão participar de forma mais atuante nas discussões sobre a aplicação de recursos do município, fornecendo elementos de reflexão sobre o papel da sociedade em relação à transparência e sua importância como instrumento de controle social.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.