Oficinas marcam ano cultural do Cine Teatro Oeiras

Oficinas marcam ano cultural do Cine Teatro Oeiras

Eventos em homenagem à casa cultural acontecerão durante todo o ano | Divulgação

Em comemoração aos 75 anos da inauguração do Cine Teatro Oeiras, uma das casas de espetáculo mais tradicionais do Piauí, uma série de atividades estão sendo desenvolvidas, como é caso das oficinas de dança de rua, dança moderna e figurino. Essas atividades são resultado da parceria da Prefeitura de Oeiras, através da secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com a Secretaria de Estado de Cultura do Piauí e o grupo Escândalo Legalizado de Teatro. 

De acordo com Iraci Costa, monitora das oficinas de figurino e técnicas circenses, o projeto tem o intuito de capacitar jovens nas artes cênicas, sobretudo no teatro, dança e circo. “A realização dessas oficinas oportuniza aos jovens da cidade o acesso a uma nova linguagem cultural, além de contribuir para que os mesmos despertem para o universo mágico das artes cênicas. O bom disso tudo é que esse tipo de evento afasta a juventude ainda mais de malefícios como o uso de drogas”, frisou Iraci Costa.

As últimas oficinas foram realizadas entre os dias 31 de maio e 2 de junho e ocorreram no Solar das 12 Janelas e no Cine Teatro Oeiras.  O projeto atraiu um número bastante significativo de jovens, que ficaram motivados com a proposta das oficinas.

Segundo os organizadores do projeto, as oficinas oferecidas partem do princípio que permeia o fortalecimento da cultura dentro da sala de aula e expande-se para o mundo, a criação de novos saberes e fazeres culturais aliada à formação de novos grupos culturais, evidenciando a qualidade cênica e valorizando o artista local.

Desde o início da gestão do Prefeito Lukano Sá é escolhida, anualmente, uma referência cultural da cidade para que seja homenageada com as mais variadas atividades. Para esse ano o nome escolhido foi o Cine Teatro Oeiras, elegante espaço cultural construído na década de 40 do Século XX e perdura até os dias atuais como importante expoente cultural do Piauí.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES