Identificado o imenso potencial ao turismo de aventura em toda a microrregião de Oeiras, o espaço arte desenvolveu um programa de atividades para todo o ano de 2009, visando contribuir para o desenvolvimento do turismo de aventura e eco turismo.
A equipe de Esporte e Lazer que é coordenada por Jadson Santos, catalogou inúmeras trilhas, áreas convidativas aos esportes radicais, trilhas de moto, de bicicleta ou a pé e especialmente rapel. Toda a área circunvizinha de Oeiras já está mapeada, envolvendo os municípios de Tanque, Barra de Alcântara, Santa Rosa, São Miguel do Fidalgo, São Francisco do Piauí e Oeiras.
O Rapel é uma técnica de descida que o praticante utiliza para transpor obstáculos como morros, paredões, cachoeiras, prédios entre outros, com o uso de cordas ou cabos.
Na hora de praticar o rapel, é importante estar atento a todos os itens de segurança. É necessário estar acompanhado de um instrutor que conheça bem o local, utilizar os equipamentos corretos e em bom estado e não desrespeitar a natureza.
O termo "rappel" vem do francês e significa trazer e recuperar. Apesar de não se saber exatamente quando a técnica foi criada, ela foi utilizada por espeleólogos, que usavam desse recurso para explorar cavernas.
Existe uma grande discussão sobre se o rapel é um esporte ou apenas uma técnica. os que acreditam se tratar do esporte encaram como uma atividade divertida e que é utilizada sem outros fins, apenas por diversão. Já os que acreditam se tratar de uma técnica, geralmente a utilizavam como um meio de realizar outra modalidade, outro esporte ou mesmo a trabalho. O fato é que se trata de uma atividade divertida e segura, que pode ser desenvolvida por gente de qualquer idade.
O primeiro curso de Rapel será ministrado de 1° a 3 de maio, no feriadão, pelo professor Mauricio Chaves, especialista em resgate com uso de técnicas verticais, Primeiros Socorros, resgate e trabalho em altura. Mauricio é também coordenador geral da equipe Adrenalina Vertical, ministrante e consultor de cursos PRF, SEBRAE, PIENTUR E ACONTUR. Será um curso de 40 horas, e preparará os participantes em treking, nós e amarrações, rapel, leppar além de ensinar técnicas de Primeiros Socorros.
Dia 30 o treinador já estará em Oeiras e fará uma palestra no espaço arte, a partir das 19 h. Os curiosos já poderão se informar melhor sobre o esporte e se inscrever no treinamento.
O morro do Leme, a Ponte sobre o Rio Canindé, o Poço Feio serão os locais e treinamentos deste final de semana próximo. O feriado de primeiro de maio receberá a equipe Adrenalina Vertical ? Aventura na Pousada Viva Oeiras, onde serão ministradas as aulas e treinamentos. As inscrições para o curso podem ser feitas no espaço arte, à Praça das Vitórias.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.