Entidades ligadas a pessoa com deficiência, professores, agentes de saúde e gestores municipais se preparam para o Fórum da Inclusão da Pessoa com Deficiência que será realizado em Oeiras nos dias 19 e 20, no Ginásio Santaninha. O evento envolve 19 municípios da região de Oeiras (Território Vale do Canindé) e entidades como Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE).
"Do primeiro Fórum que a SEID realizou muita coisa tem avançado não somente em Oeiras, mas em todo estado do Piauí. Então cada momento desse é fundamental para avançarmos na causa da inclusão da pessoa com deficiência. Há sempre um retorno em coisas práticas, seja na expedição do passe livre intermunicipal, seja na implantação de escolas adaptadas na oferta de órteses e próteses", explica a presidente da APAE de Oeiras, Lêda Maria Alves.
A importância do Fórum além de levar os serviços é sensibilizar a sociedade. ?Não adianta oferecer acessibilidade, escolas adaptadas se os professores e profissionais não estiverem preparados para receber o aluno, por exemplo. Se fala muito em inclusão, mas a inclusão começa na cabeça das pessoas e não os profissionais, desde os profissionais de educação até o vigia da escola não estiver preparado não adianta porque o serviço não funcionará?, justifica a presidente da APAE de Oeiras, Lêda Maria Alves.
?O Fórum é importantíssimo porque é um momento de discussão trazendo orientações, promovendo discussões, mobilizando a sociedade para que possa se envolver e comprometer com essa causa. E é uma forma de facilitar o acesso aos serviços nos municípios como a expedição das carteiras do passe livre, o acesso a órteses e próteses?, explica a presidente da APAE de Oeiras.
Segundo a presidente da APAE de Oeiras, Leda, nas cidades do interior ainda se encontra muitas pessoas que deixam de obter benefícios por não ter informação nem documentação. O trabalho casado do cidadania ativa com a interiorização dos serviços da Seid para pessoa com deficiência só vem facilitar o trabalho. O Fórum só veio fortalecer o trabalho que está sendo feito no estado em prol da pessoa com deficiência pela SEID e sua rede de parceiros.
Fonte: Ccom
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.