A cidade de Oeiras está entre os 94 municípios de até 50 mil habitantes do estado do Piauí selecionados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, a receber retroescavadeiras e máquinas patrol (para estradas vicinais, açudes e pequenas barragens) até o mês de maio.
O benefício faz parte de mais uma etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). A entrega vai reforçar a infraestrutura dos municípios, melhorar as condições de escoamento da produção dos empreendimentos da agricultura familiar, a circulação dos moradores do meio rural e de bens e serviços e baratear os custos de frete, gerando ganho direto para o produtor.
A seleção dos municípios seguiu a metodologia utilizada pelo PAC. Entre os critérios, está, por exemplo, pertencer ao programa Territórios da Cidadania; ter maior participação do PIB agrícola no PIB total do município; possuir maior extensão territorial e maior presença de agricultores familiares em relação ao total dos produtores rurais registrados no município. Os critérios também levaram em consideração uma distribuição equilibrada entre as regiões brasileiras.
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, também destacou o financiamento de máquinas através do Programa Mais Alimentos, com três anos de carência e sete anos para pagar.
Fonte: folhadeoeiras.com
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.