O Solar das Doze Janelas, no Centro Histórico de Oeiras, está recebendo a exposição “Faces da Resistência: Esperança Garcia e Mandu Ladino em Imagens”. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com o Conselho Estadual de Cultura. A abertura aconteceu no último dia 27 de setembro, com a participação do secretário municipal de Cultura e Turismo, professor Júnior Vianna, e visitação de alunos de diversas escolas da cidade.
Com entrada gratuita, a mostra fica em cartaz até o mês de dezembro e reúne 42 obras de artistas piauienses que evocam as figuras emblemáticas de Esperança Garcia e Mandu Ladino – símbolos da luta e sobrevivência das comunidades negra e indígena no Brasil. Esperança Garcia é retratada como um ícone de coragem e ativismo social, enquanto Mandu Ladino encarna a resistência indígena contra o colonialismo.
A exposição destaca, por meio das expressões faciais, a resposta das duas figuras à desumanização histórica imposta pelo regime escravista e colonial, enfatizando que Esperança Garcia resistiu à escravidão e Mandu Ladino enfrentou a opressão colonial e religiosa, ambos desafiando as condições que lhes foram impostas.
Com uma abordagem decolonial, a mostra critica o silenciamento e a distorção histórica que perpetuam discursos racistas e colonialistas, oferecendo uma representação visual poderosa de suas resistências e ancestralidades.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.