Mais 14 cidades piauienses, a maioria delas no Vale do Rio Parnaíba, vão universalizar o saneamento básico a curto prazo, igualando-se a Porto Alegre do Piauí, que no fim da semana passada, começou a atender toda sua população urbana com rede de coleta de esgoto e estação de tratamento. As obras estão sendo executadas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
O saneamento das cidades vai beneficiar diretamente cerca de 170 mil pessoas que habitam as áreas urbanas de cada uma delas. As cidades estão sendo atendidas pelo Programa de Revitalização das Bacias Hidrográficas dos Rios São Francisco e Parnaíba, executado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em parceria com o Governo do Estado e as prefeituras.
Segundo o diretor interino do PAC e ex-superintendente regional da Codevasf, Guilherme Almeida, já estão em andamento as obras de saneamento nos municípios de Luzilândia, Uruçuí, Ribeiro Gonçalves, Santa Filomena, Joca Marques e Madeiro, todas no Vale do Rio Parnaíba.
Em parceria com a Agespisa, serão atendidas as cidades de União, Amarante, Guadalupe, Ilha Grande, Murici dos Portelas e Porto. As obras estão sendo licitadas e deverão ser iniciadas ainda este ano.
Em oeiras, a Codevasf é a responsável direta pela obra. Em Floriano, a parceria é com a prefeitura do município e as obras da primeira etapa estão sendo executadas com recursos no valor de R$ 26 milhões. Na segunda etapa, serão investidos mais R$ 26 milhões.
Fonte: Ccom
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.