O debate em torno da divisão do Piauí e criação do Estado do Gurguéia voltou a repercutir na Assembleia Legislativa do estado do Piauí. O tema retornou com força quando na semana passada, foi aprovada urgência para a votação da criação dos estados do Tapajós e Carajás(PA), cujo plebiscito vai dizer se a população quer a criação dos dois estados.
O deputado Mauro Tapety (PMDB) disse que só é contra o Gurguéia os grandes estados, que já são desenvolvidos. ?É um sonho nosso, de todos os piauienses. Os que não conhecem o sofrimento das populações do Sul é que se posicionam contra o Gurguéia. O tema está em pauta e o Piauí precisa se mobilizar para incluir o Gurguéia na discussão dos novos estados.
?Serão mais três senadores da República, com o mesmo peso da bancada de outros estados no Senado. Resgatar a dívida que o país tem com os estados mais pobres. 18% da população do Nordeste ainda é pobre?, comentou.
Já o deputado Luciano Nunes, presidente do Diretório Regional e líder do PSDB, destacou, da tribuna da Assembleia um trecho de reportagem na internet abordando a dificuldade de transporte em Santa Filomena. ?Como é bom ver o entusiamo dos discursos em defesa do Gurguéia?.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.