Alunos da terceira série do ensino médio do Centro de Ensino Médio de Tempo Integral Desembargador Pedro Sá encenaram neste sábado, 28/08 as obras do vestibular da Universidade Estadual do Piauí- Uespi. A noite teatral aconteceu na sede do Rotary Clube de Oeiras.
As obras: Vaqueiro e Visconde de José Expedito Rêgo, Raimunda Pinto Sim Senhor, de Francisco P. da Silva e Beira Rio Beira Vida, de Assis Brasil foram às obras apresentadas em forma de peça teatral pelos alunos dentro do projeto ?Literatura Vivenciada? coordenado pela professora Zildete Rodrigues. O mesmo projeto foi realizado pelos alunos da primeira série do CEMTI sob a orientação da Professora Girlene Tapety.
Para a professora e idealizadora do projeto a Educação ainda é a ferramenta base para que uma sociedade se desenvolva. ?A educação é peça central de uma engrenagem social desenvolvida. Primar por sua qualidade constitui defender uma sociedade ativa e participativa, atribuindo ao ser desta tenra idade o direito ao desenvolvimento do seu potencial para que o mesmo possa atuar de forma consciente, crítica e transformadora?; lembrou a professora.
?O desafio de uma atuação por parte do cidadão ou cidadã se realiza através da leitura, sobretudo a literatura, com sua força extraordinária de levar o leitor à reflexões profunda, analisando, entendendo e se posicionando mediante tal situação. Sendo um exímio sabedor da perfeita aliança-Literatura/leitor ? o nosso universal Machado de Assis, em suas ficções, através de narradores, quer seja em primeira ou terceira pessoa, convida seus interlocutores a adentrar mundos diferentes e refletirem as problemáticas, reconhecendo ser este meio, o antídoto para os males?;ressaltou Zildete.
Para a turma de estudantes da terceira série que logo prestarão o vestibular, o fato deles apresentarem obras renomadas, é trazer a grandeza escrita pelos autores aos palcos e ao mesmo tempo torná-los participes do mundo literário. ?Trabalhar a literatura de maneira prazerosa, vivenciada, vai nos proporcionar maior aprendizagem, uma vez que, a compreensão, o entendimento vem da vivencia?; Comenta os alunos.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.