A Coordenadoria Estadual da Juventude (Cojuv), em preparação à Conferência Mundial da Juventude, que vai acontecer dentro da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), no Rio de Janeiro, promoveu durante o 1° Encontro da Juventude Rural na cidade de Oeiras, uma palestra com o assessor técnico da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, Jairo Galvão, discorrendo sobre questões ambientais que serão abordadas dentro da Rio+20.
Durante o evento, Jairo Galvão apresentou várias iniciativas desenvolvidas em defesa do meio ambiente. Entre elas, o histórico sobre a primeira reunião global para tratar da relação homem e natureza; a iniciativa da ECO 92, no Rio de Janeiro, onde as questões principais eram as florestas, e a partir de então a Amazônia garantiu o status que hoje tem; no ano de 2002 aconteceu o Rio+10 onde não só questões ambientais foram tratadas, mas um grande avanço desse encontro foi a inserção das questões sociais, apontando como grande vilão o modelo de produção de consumo que degrada em prol do acumulo de riquezas.
Segundo Galvão, o evento foi a grande oportunidade de reunir jovens trabalhadores rurais, a fim de discutir sobre o Rio + 20 que tem como temática A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza. ?A economia verde na ótica do capital e na ótica dos povos é um evento paralelo à conferência da ONU, sendo um espaço livre para todos os povos do mundo se manifestar?, afirma.
Ainda durante o encontro, foi abordada a necessidade de uma governança global, para esses documentos e tratados na Rio+20 sejam de fato instituídas como políticas públicas de desenvolvimento sócio-ambiental das nações do mundo. Para finalizar a palestra, foi enfatizada a polêmica do novo código florestal, que após os 12 vetos da Dilma, o código avança bastante, mas ainda não é o ideal, pois as questões são tratadas mais no âmbito político do que no âmbito científico. Após a palestra, os jovens tiraram suas dúvidas sobre Licenciamento Ambiental.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.