Interpi vai entregar títulos de terras em Oeiras

Interpi vai entregar títulos de terras em Oeiras

O governador Wilson Martins reuniu na tarde dessa segunda-feira (5), secretários e gestores da Sedet, SDR, Jucepi, Imepi, Emater, Adapi e Agência de Fomento, para monitoramento das metas planejadas para um período de 120 dias.

O secretário Warton Santos destacou quatro pontos importantes como a promoção e atração de investimentos, legislação de incentivo fiscal, a criação de um fundo para o desenvolvimento da indústria, exportações.

O diretor da Agência de Desenvolvimento Agropecuário do Piauí (Adapi), José Antonio, destacou o bom desempenho do Piauí na vigilância de sanidade animal e vegetal e também com relação à febre aftosa. Ele informou que neste mês uma equipe do Ministério da Agricultura virá ao Piauí para o exame soroepidemiológico e também para uma vistoria nas fronteiras. ?O Piauí, há 16 anos, não tem foco de febre aftosa e, em maio, o Estado deve receber o certificado nacional como área livre?, disse.

O diretor do Instituto de Terras do Piauí (Interpi), Tadeu Maia, trouxe para a reunião uma proposta de agenda para entrega de quase mil títulos nos municípios de Santa Filomena, Redenção do Gurguéia, Pavussu, Colônia do Piauí, Isaías Coelho, Joca Marques, São Gonçalo do Piauí, Buriti dos Lopes, Bom Princípio, dentre outros. Ele também citou que dará continuidade às ações de regularização fundiária com o georreferenciamento e titulação em áreas estaduais.

O presidente do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Romualdo Militão, destacou o atendimento de 39.378 agricultores familiares com Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), atendimento a mulheres rurais, implantação de projeto de desenvolvimento sustentável dentro do projeto Viva o Semiárido, beneficiando 32 municípios e citou também as Chamadas Públicas, com o atendimento e assistência a 807 assentados nas regiões de Picos e oeiras e citou também o Pacto Federativo que tem como finalidade o fortalecimento da agricultura familiar, beneficiando 59.734 agricultores.

O secretário Rubem Martins, do Desenvolvimento Rural, destacou a implantação de áreas irrigadas em Colônia do Piauí para ser inaugurada em outubro e para o mesmo mês disse que o Entreposto do Mel em São Raimundo Nonato estará pronto para ser entregue à comunidade.

O secretário falou também do programa Mesa Farta, com recursos garantidos da Companhia do Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), com a implantação de 8.350 módulos de irrigação que serão distribuídos nos onze territórios. Ele também apresentou relatório da construção dos matadouros e da entrega de 22 assentamentos que estão concluídos nos municípios de Alto Longá, Beneditinos, Colônia do Piauí, Capitão de Campos, Floresta do Piauí, Sigefredo Pacheco, Paquetá, Monsenhor Hipólito, oeiras, dentre outros.

Fonte: Ccom



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES