Horta complementa renda de 25 famílias em Oeiras

Horta complementa renda de 25 famílias em Oeiras

Famílias complementam renda com hortali&cce | Emater

"É de fundamental importância esta horta para complementação da renda de 25 famílias dos bairros Jureminha e oeiras nova. A parceria com o CAIC melhora e amplia o trabalho daquelas famílias. Eles trabalhavam com a água tratada da Agespisa e tinham um gasto muito grande, excessivo. Com a perfuração de um poço tubular, dentre outros equipamentos e a assistência técnica do EMATER, vai ser possível dá um impulso muito grande à horta do CAIC de Oeiras", disse o Eng° Agr° Francisco Guedes, diretor geral do EMATER.

Levando em consideração também a situação de alagamento que as famílias tinham sofrido, a promessa do governador foi cumprida através de uma inovadora parceria do EMATER - Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí, INTEDS - Instituto Nacional de Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável e a Fundação Dom Edilberto. "Todas as minhas amigas aqui, não tinham condições de comprar estrume, nem sementes, nem nada. Então, o governador veio fazer uma reunião num assentamento aqui perto e eu resolvi pedir ajuda a ele", conta dona Maria.

No projeto, elaborado pelo técnico do EMATER da regional de Oeiras Jonas Santos, estão sendo investidos R$ 23.745 mil, oriundos do próprio governo estadual. Além da perfuração do poço tubular, que tem 120 metros de profundidade e atinge uma boa vazão, a horta está sendo ampliada para dois hectares e recebeu novos equipamentos como carrinhos de mãos, regadores, pás e enxadas, além de uma boa quantidade de sementes apropriadas para o plantio de diversas hortaliças como cebolinha, coentro, couve-flor, pimentão, tomate, quiabo, e até ervas medicinais.

?Queremos ampliar a horta, além de melhorar a produtividade e a qualidade das hortaliças produzidas aqui. Com a ajuda dos técnicos do EMATER nós estamos organizando os espaços, que eram improvisados. A intenção é que esses alimentos, além de atender as necessidades de subsistência, possam atender ao mercado local de Oeiras", disse Antonio Pereira, coordenador estadual do INTEDS no Piauí.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES