Em entrevista exclusiva ao portal folhadeoeiras.com o ex-prefeito de Oeiras, Tiel Reis falou sobre a atual conjuntura política municipal bem como a decisão de apoiar o pré-candidato do PSB a prefeitura de Oeiras. O ex-gestor declarou também qual vai posição da vereadora Saionara Reis na eleição de outubro.
Tiel Reis falou que hoje vive uma rotina de trabalho normal no seu escritório de advocacia. De acordo com ele, logo que deixou a prefeitura ficou desempregado e, em seguida foi trabalhar como juiz leigo no bairro Buenos Aires em Teresina até conseguir abrir um escritório de advocacia na cidade de Oeiras. Ele declarou que na sua rotina diária participa de audiência no Fórum da cidade, resolve questões na delegacia, dedica tempo para estudar sobre as questões jurídicas e trabalha muito no seu escritório que segundo Tiel tem tido uma aceitação muito grande e trabalha em parceria com o também advogado Dr. Vinícius Barroso.
A formação do PRB de Oeiras
O ex-prefeito falou sobre a formação do seu atual partido. Ele explica que o PRB municipal é formado por um grupo de pessoas que desejavam se desligar dos tradicionais grupos políticos de Oeiras. ?O nosso município é um dos últimos do estado do Piauí que ainda permanece com apenas duas alas que comandam a política local. O PRB foi criado por pessoas podem e querem opinar. A sigla é formada por profissionais liberais, além de pessoas como o Dr. Paulo Jorge, Dr. Xavier, Paulo Hércules, Manuel da Pizzaria, Tico do morro redondo, Irmã Anália, entre outros?, informou.
Tiel Reis avalia como positiva a sua gestão em Oeiras
O ex-prefeito avaliou como positiva a sua passagem a frente da prefeitura de Oeiras durante quatro anos. Ele conta que os maiores feitos de sua gestão foram destacados na Cultura e Educação municipal. Segundo Tiel a cultura no município foi tão bem cuidada na sua gestão que a Secretaria de Cultura virou espelho para os demais prefeitos. ?Fizemos a revitalização do grupo de congos levando-os a participar durante quatro anos seguidos do maior festival de folclore do Brasil. Demos incentivos ao grupo de bandolins de Oeiras . Incentivamos todos os escritores que nos procuraram para lançar livros. Trouxemos o ?Projeto Reviver Oeiras? que deu uma nova roupagem as fachadas das casas que aceitaram serem pintadas. Instalamos uma biblioteca municipal no solar das 12 janelas. Montamos um telecentro para a população acessar gratuitamente internet. Incrementamos o Festival de Cultura e o Forró Folia. Na educação construímos com recursos próprios do município uma escola de 1 milhão e 200 mil reais, coisa nunca vista em nossa cidade e ainda melhoramos a qualidade de vida da nossa gente sobre tudo das crianças e ganhamos o Selo Unicef?, justificou.
O convite para compor com o PSB
O atual presidente municipal do Partido Republicano Brasileiro (PRB) disse ao folhadeoeiras.com que o convite para compor com o PSB partiu do ex-prefeito B.Sá. ?Fui procurado pelo presidente do PSB de Oeiras, antes do carnaval para ser candidato a vice na chapa de Lukano. Fiquei lisonjeado pelo convite mais não aceitei a principio. No entanto, o presidente do PSB não desistiu e continuou com o convite. Fizemos conversas posteriores e fomos dialogar também com as lideranças do PRB e decidiram aceitar o convite e apoiar o maior partido da cidade hoje que é o PSB", ressaltou Tiel.
O PRB vai indicar o vice na chapa de Lukano Sá
O ex-gestor declarou ao folhadeoeiras.com que o candidato a vice de Lukano Sá vai ser indicação do PRB. ?Hoje nós estamos na condição de indicar o vice do PSB e de ter candidatos a vereador também. Estaremos apresentando candidatos a vereador e indicaremos o vice na chapa do PSB. O nome já foi escolhido, mais este, só será apresentado com a presença do presidente do PRB estadual o pastor Gessivaldo Isaias em data a ser confirmada?.
Tiel reclama por não ter tido a chance de ser candidato a reeleição.
?Na época em que era prefeito não tive a oportunidade de dar minha opinião sobre a posição de ser ou não candidato a reeleição. É natural que qualquer prefeito seja candidato a reeleição. Não que quisesse ser, mais não tive a oportunidade nem de dizer que não queria ser mais candidato. Apenas fui informado que não seria mais. As opiniões não eram ouvidas. Esse foi um dos motivo de nossa saída do PMDB?,desabafou.
O rompimento com o PMDB
O ex-prefeito de Oeiras disse que a decisão de sair do PMDB aconteceu por que ele não tinha mais visibilidade dentro do seu ex-partido. ?As decisões dentro do PMDB eram tomadas sem a nossa consulta. Não havia como continuar no partido, pois não era ouvido. Eu me desfilei desde janeiro de 2009, não é algo novo o rompimento. Na eleição suplementar prestamos apoio a Aleksandra Tapety como aliados e não mais como membros do partido. Tínhamos como certo se a coligação fosse vitoriosa, o PRB comporia o governo a frente da Secretaria Municipal de Saúde. Não carrego mágoas só não aceitávamos mais a forma como vínhamos sendo tratados?, enfatizou.
Tiel Reis faz uma análise do cenário político de Oeiras
"Eu vejo como positiva mais candidaturas em Oeiras. A população fica presa apenas a duas candidaturas. Com o tempo a população vai se acostumando com a idéia de mais candidatos e terá mais chances de votar e terá mais oportunidades. Os próprios políticos farão administração melhores por canta da avaliação popular. Quanto mais partidos maior a democracia será melhor para a população e para a política partidária", disse.
Sassá não será mais candidata a vereadora
Tiel Reis falou ao folhadeoeiras.com sobre a situação política da sua irmã a vereadora Sainora Reis (Sassá) que é filiada ao PMDB. Segundo Tiel, Sassá, não será mais candidata a vereadora. ?A vereadora Saionara é filiada ao PMDB mais sofre discriminação dentro do partido. Por exemplo, houve um convite para inauguração do comitê do partido, e ela não foi chamada a participar. Ela segue o PRB e não será mais candidata a reeleição, Paulo Hércules, seu esposo, será candidato a vereador pelo PRB na próxima eleição. Esse também foi um dos motivos que nos levou a nossa desfiliação houve um desgaste com a nossa vereadora?, disse Tiel.
Tiel afirma que PSB é o melhor para administrar Oeiras
O ex-prefeito disse as razões políticas que o fazem estar hoje aliado ao PSB mesmo tendo passado muito tempo no combate com os seus dirigentes. ?Eu não comungo do que foi feito de errado no PSB. Os erros que cometeram eles tem que assumir e pagar pelos mesmos. Eu comungarei com o que for feito de correto. Se percebermos que estão fazendo errado temos a liberdade para nos retirar da administração. A partir de agora vai mostrar um trabalho que seja o correto. Temos a convicção que os erros do passado foram analisados repensados, e, acredito que a parceria do PSB e PRB vai ser positiva para Oeiras. Vemos nesse grupo uma maior organização na captação de recursos para viabilizar o desenvolvimento de Oeiras?, afirmou.
Tiel fala sobre as críticas a sua decisão
?Dentro do PMDB eu me dediquei de corpo e alma. Eu abdiquei do meu emprego por um partido. As criticas são normais. A composição do PRB com o PSB trará prejuízos para qualquer partido em Oeiras. Isso cria factoides. Acreditamos na política temos experiência administrativa. O que deu certo da administração vai ser levado. Tenho orgulho de ter deixado administração municipal sem recursos financeiros, sem que ninguém possa dizer que eu saí da prefeitura e fiquei rico ilicitamente. Vivo hoje à custa do meu trabalho?, pontuou.
Fonte: folhadeoeiras.com
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.