A cidade de Oeiras, marco da colonização do Piauí, tem sua gênese pautada na criação do gado bovino, fato que externa a bravura do vaqueiro que faz de sua labuta diária uma razão existencial. Por esse motivo, há 67 anos a Prefeitura de Oeiras e a sociedade oeirense homenageia essa importante figura histórica, sempre no último final de semana do mês de maio.
As festividades do Dia do Vaqueiro, desde 2013, integram a programação da EXPOEIRAS e finalizam com êxito todas as atividades desenvolvidas na maior exposição dos potenciais do homem do campo no Piauí. Como nos anos anteriores, o evento teve início na secular Fazenda Barreiro, onde foi servido o tradicional café da manhã, logo em seguida saíram em cavalgada com parada e bênção dos vaqueiros em frente ao Museu de Arte Sacra, antigo Palácio Episcopal.
Ainda pela manhã tiveram início as corridas de cavalos no Parque Antônio de Passos, que prosseguiram até o início da tarde, quando foi servido o almoço. Ainda no domingo foi realizado o forró do vaqueiro, atraindo um número bastante expressivo de pessoas.
Segundo o Prefeito Lukano Sá, a realização desse evento reafirma a importância histórica e social do vaqueiro na história do Piauí, por serem eles ainda responsáveis por muitas atividades realizadas sobretudo na zona rural do município de Oeiras, primeira cidade piauiense.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.