Mais um feito inédito! Pela primeira vez, a Educação Municipal de Oeiras classificou uma equipe e conquistou Menção Honrosa na grande final da edição especial da 16ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), projeto realizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), entre 23 e 25 de agosto, em São Paulo, com a participação de cerca de 1,3 mil estudantes de todo o país.
A equipe, composta pelas alunas Alêssa Ravelly, Sueny Rabêlo e Izabela Carvalho e orientada pelos professores Rute Araújo e Romão Moura, da Escola Municipal Juarez Tapety, teve um desempenho exemplar e brilhou na competição que populariza o conhecimento científico, colocando estudantes em contato com métodos da pesquisa histórica.
Na ONHB, os grupos são formados por três estudantes dos ensinos fundamental ou médio e um professor de História. As equipes que chegaram à final participaram de seis fases online realizadas entre maio e junho. Na fase final, os estudantes tiveram de realizar uma prova dissertativa que teve como tema a repatriação do Manto Tupinambá, do século XVI, em julho de 2024. O Manto estava no Museu Nacional da Dinamarca e foi entregue ao Museu Nacional do Rio de Janeiro. Os estudantes também tiveram que refletir sobre questões da cultura material.
O resultado inédito, conquistado na competição, é reflexo do trabalho promovido pela Educação Municipal de Oeiras no Centro Olímpico, espaço pensado para desenvolver os talentos e potencialidades dos estudantes, ampliando o desempenho deles em olimpíadas de conhecimento, através de aulas de aprofundamento em áreas específicas.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.