Ocorreu na última segunda-feira (09), na cidade de Oeiras, a oficina “Municipalização e Planejamento ODM/ODS Oeiras e Território do Vale do Canindé”. O evento ocorreu na plenária da Câmara dos Vereadores do município e contou com a representação das cidades de Colônia, Conceição do Canindé, Cajazeiras e Santa Rosa do Piauí.
O encontro buscou discutir os novos objetivos de desenvolvimento sustentável que orientarão o desenvolvimento para os próximos quinze anos, oferecendo uma oportunidade de atender aspirações globais dos cidadãos para um futuro mais pacífico, próspero e sustentável. As metas do milênio foram estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000, com o apoio de 191 nações, e ficaram conhecidas como Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). São eles:
1 - Acabar com a fome e a miséria;
2 - Oferecer educação básica de qualidade para todos;
3 - Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres;
4 - Reduzir a mortalidade infantil;
5 - Melhorar a saúde das gestantes;
6 - Combater a Aids, a malária e outras doenças;
7 - Garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente;
8 - Estabelecer parcerias para o desenvolvimento.
Durante sua fala, o coordenado estadual de mobilização do ODM, Narciso Chagas, externou que o Brasil avançou muito em relação ao cumprimento dos objetivos de desenvolvimento do milênio e pavimentou o caminho para cumprir as metas até 2015. “Há bons indicadores, mas há muitos desafios a serem vencidos. Para cada um dos objetivos, existem políticas públicas que vêm aproximando o Brasil do cumprimento das metas. Em algumas áreas o país tem que avançar. Em outras, os indicadores positivos já são realidade”, destacou Narciso Chagas.
No evento, a prefeitura de Oeiras foi representada pela secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, que esteve acompanhada de outros secretários municipais, como Danielly Leite (Assistência Social), Luiz Fernando (Obras) e Cabo Chico (Esportes e Lazer).
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.