O modelo e os resultados obtidos pela Educação Municipal de Oeiras viraram referência para cidades capixabas e para o Governo do Espírito Santo. A convite do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), a secretária municipal de Educação, Tiana Tapety, participou nesta quinta-feira, 15, em Vitória (ES), de um evento que reuniu cerca de 50 prefeitos e o governador do Estado, Renato Casagrande, para assinatura de um Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) da Educação.
O TAG, celebrado entre o TCE-ES, os municípios e o Governo do Estado do Espírito Santo tem como propósito corrigir inadequações na rede escolar de ensino capixaba que causam desigualdade educacional e a não garantia do padrão mínimo de qualidade do ensino. Na ocasião, o município de Oeiras foi apresentado como modelo de boas práticas educacionais.
Através da palestra “Uma visão prospectiva e propositiva da educação pública em Oeiras”, a secretária Tiana apresentou o trabalho e os avanços do município em diversos indicadores de aprendizagem e o investimento de Oeiras em uma estratégia ampla de desenvolvimento da educação pública com a inserção de projetos de incentivo e formação de alunos leitores e aulas regulares de iniciação e formação artística e musical.
O evento contou também a participação do prefeito de Sobral (CE), Ivo Gomes, que destacou os pilares do modelo educacional do município cearense; conselheiros do TCE-ES; representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) no Espírito Santo, da Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes) e de várias autoridades capixabas.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.