Dom Juarez participa do lançamento da logomarca JMJ Rio 2013

Dom Juarez participa do lançamento da logomarca JMJ Rio 2013

Desde o dia 06 de fevereiro, cerca de 114 bispos estão participando do Curso para os bispos no Centro de Formação Sumaré no Rio Cumprido, Rio de Janeiro.

Na noite desta terça-feira, 07, dom Alfredo, bispo da Diocese de Parnaiba e presidente do Regional Nordeste IV, dom Juarez, bispo da Diocese de Oeiras e vice-presidente do Regional e demais bispos que estão reunidos no curso participaram do lançamento oficial da logomarca da Jornada Mundial da Juventude 2013 na cidade do Rio de Janeiro. O lançamento aconteceu na Casa Episcopal João Paulo II. O curso para os bispos seguirá até o próximo dia 10. Veja na integra, a explicação da logomarca da JMJ 2013 de autoria do jovem Gustavo Huguenin, carioca de 25 anos.

Com base no trecho da Palavra do Evangelho de São Mateus, percebe-se a necessidade de expressar uma referência direta à imagem de Jesus e ao sentido do discípulo. Neste episódio, Jesus se encontrou com seus discípulos em uma montanha, após sua ressurreição. Como símbolo da cidade do Rio de Janeiro, o Cristo Redentor também se encontra em uma montanha e é um monumento reconhecido no mundo inteiro. O tema é uma palavra de ordem proclamada pelo próprio Senhor Jesus, e assim a Sua imagem possui destaque no centro do símbolo.

Os elementos do símbolo formam a imagem de um coração. Na fé dos povos o coração assumiu papel central, assim como o Brasil será o centro da juventude na Jornada Mundial. Também designa o homem interno por inteiro, se tornando nesta composição a referência aos discípulos que possuem Jesus em seus corações.

Os braços do Cristo Redentor ultrapassam a figura do coração, como o abraço acolhedor de Deus aos povos e jovens que estarão no Brasil. Representa nossa acolhida, como povo de coração generoso e hospitaleiro. A parte superior (em verde) foi inspirada nos traços do Pão de Açúcar, símbolo universal da cidade do Rio de Janeiro, e a cruz contida nela reforça o sentido do território brasileiro conhecido por Terra de Santa Cruz. As formas que finalizam a imagem do coração possuem a cor azul, representando o litoral, somada ao verde e amarelo que transmitem a brasilidade das cores da bandeira nacional.

Vale lembrar que a nossa Diocese de Oeiras se prepara para acolher os símobolos da JMJ nos dias 21,22 e 23 de março de 2012.

Fonte: Pascom



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES