Criado o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Canindé

Criado o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Canindé

Criado comitê da Bacia do Rio Canindé | Ampicos

Durante os dias 20 e 21 de março, aconteceu, na cidade Picos, o Seminário de Criação e Instalação do Primeiro Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Canindé e Piauí. O evento, promovido pelo governo do Estado do Piauí, em parceria com a Associação Piauiense de Municípios ? APPM, reuniu prefeitos, representantes da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), do Ministério do Meio Ambiente, da Secretaria Nacional de Recursos Hídricos, DNOCS, IBAMA, entre outros.

Para o secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Dalton Macambira, o objetivo do governo é começar uma descentralização da gestão dos recursos hídricos e democratizar as decisões e o acesso à água no semiarido piauiense. ?Criado o comitê e eleita a primeira gestão, o governo não vai mais poder fazer obras e ações sem consultá-lo. Então, nós estamos democratizando as decisões. Os prefeitos que vão integrar o comitê de toda essa bacia participarão diretamente das decisões e soluções dos problemas?.

Durante o evento, foram escolhidos os membros do Comitê Gestor da Bacia, composto por representantes do poder público, da sociedade civil e dos usuários. Paulo Varela, diretor da Agência Nacional de Águas, afirmou que para as águas serem utilizadas por muitos agentes com interesses diferentes é necessário que todos participem do processo. ?É um comitê de natureza estadual, onde as pessoas da região poderão efetivamente participar. Agora o governo do Estado, juntamente com a população e com o apoio da Agência Nacional de Águas, vai começar a executar a real natureza de um sistema integrado, descentralizado e participativo?.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES