Comunidade quilombola de Oeiras recebe atividades em alusão ao Dia da Consciência Negra

Comunidade quilombola de Oeiras recebe atividades em alusão ao Dia da Consciência Negra

A Prefeitura de Oeiras realizou atividades com os alunos da Escola Municipal  da Comunidade Canto Fazenda Frade, em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, ocorrido no último dia 20. O povoado localizado na zona rural da cidade passou há pouco tempo por um processo de reconhecimento para ser considerada uma comunidade quilombola.

Para o evento foram convidados articuladores sociais do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS I), no intuito de explanar sobre questões que garantam o respeito e a inserção do povo negro na sociedade. A comunidade tem sido assistida no sentido no sentido de permitir aos moradores o discernimento de seus direitos enquanto uma comunidade remanescente de afro descendente.

Durante a noite, após a realização dos estudos em sala de aula, ocorreram as apresentações artísticas locais, como o grupo de batuque de lata e do grupo de serviço e fortalecimento de vinculo do CRAS I.

Para a assistente social Alexsandra Figueiredo, este tipo de evento é importante para que a comunidade possa interagir e mostrar a sua identidade cultural. De acordo com a assistente social, espaços com este vêm resgatando a autoestima e valorizando a potencialidade artística dos moradores do lugar.

Além da comunidade em geral, estiveram presente no evento do diretor da escola, Francisco das Chagas,  a orientadora social Honorina Neta, a assistente social Alexsandra Figueiredo e a coordenadora do CRAS I, Jaqueline Gomes.

A prefeitura Municipal de Oeiras, durante a gestão do Prefeito Lukano Sá, vem realizando um acompanhamento na comunidade Canto Fazenda Frade, por intermédio de suas mais distintas secretarias municipais, no intuito de validar os direitos sociais e na valorização da cultura quilombola, além de levar subsídios para geração de renda e para melhorar a qualidade de vida da população local.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES