O Centro de Ensino Médio de Tempo Integral, Desembargador Pedro Sá, em Oeiras, realizou neste último final de semana o segundo projeto itinerante de pesquisa com alunos da segunda série do ensino médio. O projeto tem como objetivo, mostrar aos alunos o contexto histórico e geográfico de vários municípios do Piauí.
O projeto de pesquisa é uma realização do professor Reginaldo Brandão, em parceria com os demais docentes e o grupo Gestor da instituição de ensino. O projeto de pesquisa é uma realização do professor Reginaldo Brandão, em parceria com os demais docentes e o grupo Gestor da instituição de ensino. Nesta segunda edição do projeto os disecentes foram acompanhados dos educadores ; Arthur Gonçalves, Emiliene Pedrosa, Emanuel Vital, Reginaldo Brandão, Vitória Fernanda, Josie Moraes, Oneide, Rogéria e Maria das Graças.
As cidades que foram visitadas pelos alunos do CEMTI Pedro Sá, pelo projeto ?Conhecer e Viver II?, foram: Teresina, Campo Maior, Piracuruca, Luis Correia e Parnaíba. Em cada município piauiense, o projeto do CEMTI Pedro Sá, tem um objetivo especifico a ser atingido.
A primeira parada do grupo de estudantes e professores do CEMTI Pedro Sá foi o Parque Ambiental encontro dos Rios em Teresina. Lá o coordenador do projeto e historiador, Reginaldo Brandão, fez uma explanação sobre a transferência da capital de Oeiras para Teresina, e ainda outra explicação sobre o aspecto geográfico do encontro das águas dos rios Parnaíba e Poti pelo professor Emanuel Vital. Em Campo Maior, os alunos visitaram o monumento aos heróis da Batalha do Jenipapo e o museu do couro.
Já em Piracuruca, o grupo do CEMTI Pedro Sá, fez parada no Parque Nacional Sete Cidades. O acervo histórico, a partir das inscrições rupestres e as formações geológicas do Parque Sete Cidades, foram os objetos de estudo. Neste as formações geológicas deixaram os estudantes encantados com tanta beleza.
O destino final do grupo de excursionistas do CEMTI da primeira capital foram os municípios de Parnaíba e Luiz Correia. Em Parnaíba, o grupo passou dois dias para fazer a visita ao Porto das barcas, a praia da pedra do Sal, onde se encontra as instalações da primeira usina eólica do Piauí. A usina funciona com 20 aerogeradores que transforma a força dos ventos em energia elétrica. A energia produzida pela Usina Eólica da Pedra do Sal é responsável pela iluminação de 30% da cidade de Parnaíba.
Em Luiz Correia o grupo fez passeio na Praia de Atalaia e se encantaram com as belas dunas da Lagoa do Portinho, além claro de um belo passeio de lancha.
Para o professor Reginaldo Brandão um projeto desta natureza é uma oportunidade dos alunos sala de aula e contemplar a teoria com a prática. ? O mais importante de todo o projeto é poder perceber na face de cada aluno o quanto ele se sente importante dentro deste contexto onde ele aluno passa a conhecer suas raízes e sua cultura. Assim ele passa a ter uma visão inovadora sobre o nosso estado, bem conhecer os enormes potenciais que o Piauí possui dentro do Brasil.
Todo o projeto é uma iniciatica da comunidade escolar. Os pais de alunos tem uma participação efetiva para que o projeto "Conhecer e viver" seja realizado com êxito.
src="https://www.meionorte.com/uploads/imagens/2010/8/26/a14663ccefe5fafe5d678e51e240230f.jpg" width="328" height="246" />
src="https://www.meionorte.com/uploads/imagens/2010/8/26/8b62f61643bab5b76e34cd36e1e29942.jpg" width="328" height="246" />
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.