A Prefeitura Municipal de Oeiras por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou durante todo mês de outubro a Campanha que incentiva o diagnóstico precoce do câncer de mama. Segundo a secretária Auridene Freitas Tapety, durante todo o ano a gestão municipal de saúde oferece gratuitamente esse exame, mas sempre no mês de outubro se intensificam os esforços pela detecção precoce dessa doença.
O nome Outubro Rosa remete à cor do laço rosa que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Em 2013, estimaram-se para o Brasil 52.680 casos novos da doença, com uma projeção de risco de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Em quatro das cinco regiões brasileiras, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, sem considerar os tumores de pele (não melanoma).
Durante o mês de outubro segundo a coordenadora Geórgia Salanne, a Secretaria Municipal de Saúde por meio do NASF realizou palestras sobre a importância do autoexame das mamas, fatores de riscos e “sinais e sintomas” sugestivos do câncer de mama. De acordo com pesquisas do INCA, esse tipo de câncer é o mais comum entre as mulheres.
“Esse é o segundo ano que realizamos a Campanha no município, é importante enfatizarmos que o autoexame não substitui a consulta médica, porém a mulher que conhece seu corpo é uma grande aliada na promoção da sua própria saúde”. Relatou a coordenadora.
Participaram das ações do Outubro Rosa além de enfermeiros, os ACS, médicos. Todos eles imbuídos de falar sobre os métodos de rastreamento, diagnóstico do câncer. Essa Campanha contou com as nutricionistas que orientaram sobre os fatores de risco nutricional para a neoplastia. Ao todo foram 15 equipes tanto na zona urbana como na zona rural, com uma estimativa de que foram atendidas mais de 800 mulheres.
“Considero uma ação extremamente importante, uma vez que o que o diagnóstico precoce fará toda diferença no resultado do tratamento. Daí a importância da ação educativa estar cada vez mais presente no cotidiano dos que fazem a saúde do município de Oeiras”. Avaliou positivamente a secretaria Auridene Tapety.
No momento das as ações, além do material educativo sobre o câncer de mamãe, do laço rosa, o momento também foi aproveitado para realizar os exames preventivos do câncer de colo de útero. Para fechar a Campanha foi realizada ainda uma atividade educativa com as revendedoras da AVON com o intuito de serem aliadas nesse processo preventivo.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.