Aumenta casos de AIDS em Oeiras, com 64 casos a cidade é a quarta em número de infectados no Piauí

Aumenta casos de AIDS em Oeiras, com 64 casos a cidade é a quarta em número de infectados no Piauí

A cidade de Oeiras está entre os municípios do estado do Piauí com um dos maiores registros de casos de contaminação pelo vírus HIV. A cidade é a quarta do estado em número de pessoas contaminada pelo Vírus da AIDS. O maior número de portadores do vírus em Oeiras são do sexo masculino.

A informação é da Secretaria Municipal de Saúde do município. Segundo equipe de enfermeiros do departamento de combate as doenças sexualmente transmissíveis, em 2011 a cidade de Oeiras tem 64 casos confirmados. Assim, entre os 224 municípios do estado do Piauí, Oeiras fica em quarto lugar em casos de AIDS atrás apenas de Teresina, Parnaíba e Picos.

A estatística atual revela um crescimento no número de infectados pelo vírus HIV em Oeiras, uma vez que em maio do ano passado, a quantidade de pessoas infectadas era 56. Houve então um aumento de oito casos registrados em apenas um ano. De acordo com o sistema nacional de notificação feito pelo Ministério da Saúde a maioria dos contaminados em Oeiras é do sexo masculino.

A estatística do ministério mostrava que dos 56 casos confirmados até 2010, haviam sido contaminados 33 homens e 22 mulheres com o vírus. Esse número é referente a todos os casos que foram registrados da cidade desde a criação do sistema nacional de notificação feito pelo Ministério da Saúde que iniciou em 1986.

De acordo com os técnicos da SEMUSA, os casos de AIDS em Oeiras se devem á prática do sexo desprotegido. ?O uso da camisinha ainda é o melhor e mais eficaz método não só para evitar uma gravidez indesejada, mas principalmente para o controle das doenças sexualmente transmissíveis?; ressaltou o técnico.

Ainda de acordo com as informações da equipe de técnicos, a Secretaria de Saúde de Oeiras tem feito um trabalho no combate as doenças sexualmente transmissíveis. A distribuição de preservativos e campanhas educativas nas escolas tem sido freqüente pela equipe de combate as DSTs no município.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES