Aberto o sexto Fórum Regional pela Inclusão da Pessoa com Deficiência

Aberto o sexto Fórum Regional pela Inclusão da Pessoa com Deficiência

Fórum pela inclusão em Oeiras | Ccom

Foi aberto em Oeiras, na noite desta sexta-feira (19), o sexto Fórum Regional pela Inclusão da Pessoa com Deficiência. O fórum vai servir para a capacitação de gestores municipais coma proposta de levar a informação sobre a rede de inclusão para que o estado oferece. O evento é realizado pela Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência SEID.

O evento contou a presença governador Wellington Dias, o vice-governador Wilson Martins, o prefeito de Oeiras B. Sá, o deputado federal Osmar Júnior, deputada estadual Lilian Martins o secretário de Saúde Assis Carvalho prefeitos e representantes dos outros 16 municípios da região do Vale do Canindé.

O governador Wellington Dias justificou a ausência da secretaria Rejane Dias. Ele frisou que o fórum é um momento importante para que se amplie a atenção a pessoa com deficiência, "promover a inclusão das pessoas que necessitam de atendimento, como o seu Raimundo que vai poder fazer muita coisa, até dançar forró". Brincou o governador lembrando que a melhoria na auto-estima é o melhor resultado das ações para as pessoas com deficiência.

"Vale a apena participar do fórum são milhares de pessoas beneficiadas com todo o trabalho", finalizou Wellington Dias.

O vice-governador Wilson Martins ressaltou que o trabalho da Seid é valoroso pois nenhum Estado do Brasil tem uma política voltada para as pessoas com deficiência como o Piauí. A deputada Lilian Martins frisou que o fórum é uma festa muito bonita e o trabalho da Secretaria tem servido de modelo e que o trabalho em favor das PCDs não pode ter mais retrocesso. A próxima administração que assumir o Estado, a partir de 2011 não tem como voltar à atrás, em relação à política de atendimento das pessoas com deficiência

O prefeito de Oeiras B. Sá saudou as delegações dos municípios que estão participando do Fórum. Ele frisou que quando o Estado resolve investir em um setor como o das pessoas com deficiência os resultados aparecem. A ação determinada, o trabalho da secretária Rejane Dias com as políticas em prol das PCDs.

A informação é a principal ferramenta para a inclusão.

"Levar informações para que as pessoas tenham acesso aos seus direitos", frisou o coordenador do Fórum, Helder Jacobina. Serão palestras e oficinas, que vão informar direitos e os serviços que estão disponíveis para as pessoas com deficiência. Agradecer a todos os prefeitos dos 17 municípios que se engajaram para a realização deste fórum. Disse o coordenador do fórum sobre o comprometimento dos prefeitos com o fórum.

A busca por informações é um dos principais fatores da participação do Fórum. Como explicou Conceição França coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social - CRAS da cidade de Oeiras. A participação no Fórum é muito importante para que nós possamos orientar as pessoas que nos procurarem no tocante ao atendimento a pessoa com deficiência.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES