O município de Oeiras realizou na manhã desta terça-feira, 11, o 2° Fórum Comunitário do Selo Unicef (edição 2021-2024), momento em que representantes de diversos segmentos da sociedade se reúnem para avaliar os avanços e desafios da cidade na caminhada pela garantia dos direitos e desenvolvimento de políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes oeirenses.
O evento aconteceu no auditório da Semed e contou com a presença da articuladora do Selo, Inez Martins; do mobilizador de adolescentes, Antoniel Sousa; dos estudantes que participam do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA); dos secretários municipais Vanessa Reinaldo (Assistência Social), Tiana Tapety (Educação), Auridene Moreira (Saúde), Júnior Miranda (Juventude); e do presidente da Câmara Municipal de Oeiras, vereador Espedito Martins.
Durante o 2º Fórum Comunitário, foram apresentados os resultados alcançados sobre as ações que foram propostas no Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes, aprovado no 1º Fórum Comunitário, em 2022. Nesse documento, foram traçadas metas para as áreas da Educação, Saúde e Assistência Social, cumpridas ao longo desses quatro anos de trabalho, em atividades pré-estabelecidas pela metodologia do Selo Unicef.
O prefeito José Raimundo ressalta que, ao aderir ao Selo Unicef, o município de Oeiras assumiu compromisso de colocar a população infantojuvenil como protagonista dos esforços e decisões da gestão municipal, através de um trabalho focado e estruturado no fortalecimento de políticas públicas, por meio de ações intersetoriais, que envolvem as Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação, Juventude e Saúde.
“Conquistamos o Selo na edição anterior e caminhamos para consolidar a conquista de mais um reconhecimento internacional conferido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância. Um desafio que encaramos com muito compromisso e responsabilidade e que chega para coroar o legado de desenvolvimento e mais qualidade de vida que estamos construindo no nosso município”, enfatiza Zé Raimundo.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.