Comemorado em 1º de dezembro, o Dia Estadual de Luta pela Reforma Agrária em Teresina foi marcado com um ato público organizado pelas Pastorais, Movimentos Sociais e Movimentos Sindicais.
Organizadores afirmaram a nossa equipe de reportagem que centenas de pessoas de todas as regiões do Piauí, inclusive de Nossa Senhora dos Remédios, Norte do Estado, participaram do movimento.
O evento teve início na Praça João Luis Ferreira, centro de Teresina, seguido de uma caminhada pelas avenidas do centro da capital, com paradas, protestos e queimadas de caixões em frente ao Palácio Karnak, Poder Judiciário e Assembleia Legislativa, representando respectivamente os poderes.
Para os movimentos envolvidos, o Dia Estadual de Luta representa a busca pela reforma agrária, por melhores condições de vida e trabalho além do repúdio à violência que milhares de trabalhadores e trabalhadoras do campo vivenciam na luta por terra e por direitos.
Esse ano, com a conjuntura política do Brasil, que traz inúmeras violências e violações aos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, nas casas representantes dos três poderes do Estado, Legislativo, Executivo e Judiciário, outras causas se juntam na pauta de reivindicações e outros movimentos somam às vozes dos trabalhadores e trabalhadoras rurais.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.