O prefeito de Nossa Senhora dos Remédios, Manoel Lázaro (PT) e o Tenente Francisco Saboia Júnior, responsável pelo Grupo de Policiamento Militar (GPM) do município, em cerimônia no Ginásio Poliesportivo, entregaram ontem (23) o fardamento para os adolescentes do Projeto Pelotão Mirim.
O projeto foi uma iniciação do Tenente Saboia com objetivo de contribuir com as famílias no que desrespeita a disciplina e formação dos adolescentes.
“A Polícia Militar tem como ‘padrão’ o policiamento ostensivo e com este policiamento nós fizemos a repreensão na cidade nos primeiros trinta dias de nossa chegada em Nossa Senhora dos Remédios, sendo mais de vinte flagrantes em um mês e com isso nós geramos um pânico nas famílias, ou seja, pessoas desestruturadas”, comentou o tenente. “Nós observamos que a cidade tem mais de 70% de dificuldade familiar e diante deste problema em controlar os filhos, percebemos muitas crianças nas ruas e uma forma de reeducar estes menores e colaborar com os pais, nós criamos o Projeto Pelotão Mirim”, frisou Saboia.
O Pelotão Mirim é um projeto social que teve início há 45 dias e atende mais de 200 participantes, destinado a alunos que frequentam a ação e estão aprendendo as regras no ritmo militar, como por exemplo, a disciplina, a hierarquia, respeitar pai, mãe e autoridades.
Ainda segundo o Tenente Saboia, os encontros acontecem todos os dias, onde os alunos praticam esportes como judô, futebol e karatê, sendo devidamente acompanhados por pessoas capacitadas e até mesmo com observação dos pais, além de serem atendidos por psicólogos e assistentes sócias do município.
“O projeto conta o apoio do Prefeito Manoel Lázaro, pois sempre autoriza a manutenção da viatura e disponibiliza combustível, além do apoio moral da sociedade, empresários que são solidários e contribuem com a ação, além dos depoimentos dos diretores das escolas que acreditam que eles mudaram seus comportamentos durante as aulas”, disse o militar.
“Nós trabalhamos para sociedade e estamos aqui para servir, e fazer esta tarefa é prazeroso, porque apostamos que estes adolescentes serão grandes homens e mulheres diante destas atividades que estamos praticando, pelo menos bons exemplos estamos compartilhando para transformá-los em pessoas com boas idoneidades moral”, finalizou Saboia.
Francisco Sabia Júnior nos informou ainda que nesta quinta-feira (25) o projeto vai receber os coordenadores da Secretaria Estadual de Segurança Pública e os coordenadores do Pelotão Mirim de Teresina, onde serão apresentados para o Juiz da Comarca, Dr. Ulysses Gonçalves da Silva Neto, prefeito municipal e as demais autoridades.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.